Home

O Politécnico do Porto promove o Mercado de Oportunidades Virtual, de 16 a 20 de novembro de 2020, com o objetivo de estabelecer uma ponte entre as empresas, os estudantes e alumni P.PORTO. Dando continuidade à concretização do compromisso de proximidade e fortalecimento de relações com o tecido empresarial, pretende-se com esta iniciativa a criação de oportunidades de contacto direto com candidatos detentores de um perfil de formação diversificada e de elevada qualidade, ajustado às necessidades e exigências atuais do mundo do trabalho. A par disto, permite, também, aos estudantes e diplomados conhecer as melhores oportunidades de recrutamento para integração no mercado de trabalho, desenvolver uma visão estratégica do mercado de trabalho e formular um plano para a sua carreira e para o seu sucesso profissional.

A participação é gratuita, tanto para empresas como para estudantes ou diplomados do P.PORTO.

Horário de Funcionamento: das 10h às 18h

Home

O Politécnico do Porto promove o Mercado de Oportunidades Virtual, de 16 a 20 de novembro de 2020, com o objetivo de estabelecer uma ponte entre as empresas, os estudantes e alumni P.PORTO. Dando continuidade à concretização do compromisso de proximidade e fortalecimento de relações com o tecido empresarial, pretende-se com esta iniciativa a criação de oportunidades de contacto direto com candidatos detentores de um perfil de formação diversificada e de elevada qualidade, ajustado às necessidades e exigências atuais do mundo do trabalho. A par disto, permite, também, aos estudantes e diplomados conhecer as melhores oportunidades de recrutamento para integração no mercado de trabalho, desenvolver uma visão estratégica do mercado de trabalho e formular um plano para a sua carreira e para o seu sucesso profissional.

A participação é gratuita, tanto para empresas como para estudantes ou diplomados do P.PORTO.

Horário de Funcionamento: das 10h às 18h

Programa

  •  PREPARA-TE | Semana de 9 a 13 de novembro

10-17h

Atendimentos individuais aos candidatos/visitantes

Atendimentos individuais de preparação para entrevista e melhoria do CV

  • Pré-Evento – Webinar’s | Dia 16

10h

Sessão de Abertura - Desafios da Entrada no Mercado de Trabalho

Prof. João Rocha - Presidente P.PORTO

11:30h

Como ter sucesso num processo de seleção em ambiente digital?

Ana Leitão Serzedelo - Diretora Geral da Universia Portugal
Sérgio Pinto - CEO & Head of Growth da Beamian
Moderador: Eduardo Moreira - Presidente da aeISEP

16:30h

Entrevistas de Emprego: A arte de saber comunicar

Ana Isabel Lage – Educational Psychologist & Trainer | Communication Developer
Carolina Ferreira - Divisão Municipal de Promoção da Empregabilidade da Câmara Municipal do Porto
Moderador: João Pedro Tavares - Presidente da aeISCAP

18:30h

Linkedin / Market Yourself: qual a fórmula para o sucesso profissional?

Pedro Caramez - Linkedin
Eduarda Gomes - Gabinete de Comunicação e Divulgação Institucional do P.PORTO)
Moderadora: Joana Cunha - Presidente da aeESS

  • Visitas livres aos Stands | Dias 17 e 18

10h-18h

Visitas livres aos Stands das empresas

Consulta de ofertas de emprego carregadas na plataforma pelo recrutador;

Chat online entre recrutadores e candidatos

  • Company Dating | Dias 19 e 20

Realização das entrevistas agendadas entre os candidatos e as empresas

Oradores

Ana Leitão Serzedelo

Directora Geral do Universia Portugal

Como directora geral do Universia Portugal, Ana Serzedelo, é responsável pela definição da estratégia e implementação da actividade nesta sociedade de responsabilidade social do Grupo Santander que visa promover o progresso das universidades e dos Estudantes. Com este objectivo o Universia apoia a colaboração e Transformação Digital das Instituições e desenvolve portais de orientação académica e emprego para os Jovens.

Ana Serzedelo é licenciada em Ciência Política na FCSH da UNL e tirou um MBA do IESE, em Barcelona. Começou a sua carreira como jornalista no jornal Expresso, trabalhou no grupo de media alemão Bertelsmann e entrou para o Universia desde 2012, onde foi sucessivamente responsável da implementação do Trabalhando, directora comercial e, finalmente, directora geral.

Sérgio Pinto

Founder & CEO, beamian

Com um sólido percurso profissional nas áreas de Sales & Business Development, acompanhou a cronologia da fusão Zon/Optimus, tendo chegado a Sales Manager da NOS. Mas o salto para o empreendedorismo foi inevitável.

Começou por fundar a MobilityNow em 2012 e mais recentemente fez nascer a beamian, liderando atualmente o seu crescimento, com responsabilidades totais na definição e execução da estratégia da empresa. Está atualmente ligado ao mercado EMS (Event Management Software), e focado em otimizar a realização de eventos com base em tecnologia e dados.

Ana Isabel Lage

Educational Psychologist & Trainer | Communication Developer

Licenciada em Psicologia pela UP, Mestre em Psicologia Escolar pela U. Minho, e com o programa curricular de Doutoramento pelo ISCTE na área da Inteligência Emocional.

Trabalhou em contextos comunitários, clínicos e educativos. Fundou e coordenou o Gabinete de Apoio ao Estudante do Politécnico do Porto entre 2002 e 2010 e foi docente convidada na ESE e no ISCAP.

É co-autora do livro “Gestão de Conflitos em Sala de Aula. Um livro de ideias para pôr em prática”. Atualmente é Assistente Convidada na ESHT do IPP, faz clínica privada com crianças e adolescentes e implementa programas de formação nas áreas de comunicação, gestão de conflitos e liderança.

Carolina Ferreira

Chefe de Divisão na Divisão Municipal de Promoção da Empregabilidade, Câmara Municipal do Porto

Mestre e licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com uma Pós-graduação em Gestão de Pessoas pela Porto Business School.

Trabalhou de 2008 até 2017 como consultora de percursos profissionais da Cidade das Profissões, projeto da Câmara Municipal do Porto, que visa informar e orientar a pessoa ao longo da sua vida profissional. Aí teve oportunidade de organizar e dinamizar workshops e atendimentos personalizados sobre orientação vocacional e profissional, formação, emprego, gestão e reconversão de carreira, voluntariado e empreendedorismo. Desenvolveu e implementou iniciativas de networking, marketing profissional e aproximação ao mercado de trabalho, como o Speed Recruitment, MASTER.SPITCH, Prova dos 9, Assessment Day, entre outras. É representante da Cidade das Profissões do Porto em vários projetos europeus da Rede Internacional de Cidades das Profissões, nomeadamente enquanto presidente delegada para a profissionalização dos consultores da Cidade das Profissões

No início de 2018 assumiu as funções de Chefe de Divisão na Divisão Municipal de Promoção da Empregabilidade da Câmara Municipal do Porto. Esta divisão comporta dois projetos de destaque: a Cidade das Profissões e o CIS Porto – Centro de Inovação Social do Porto. Aí, tem a missão de promover as competências de empregabilidade, empreendedorismo e inovação social na cidade do Porto.

Eduarda Gomes

Gabinete de Comunicação e Divulgação Institucional do P.PORTO

Empática e espontânea, Eduarda Gomes integra o Gabinete de Comunicação e Divulgação Institucional, estando responsável pela comunicação do universo P.PORTO junto das escolas de ensino básico e secundário.

Licenciada em Ciências da Comunicação com mestrado em Marketing e Gestão Estratégica, pela Universidade do Minho, desde sempre trilhou o seu caminho pelas áreas da Comunicação e do Marketing. Em 2015 nutriu especial interesse pela dinâmica associada ao Marketing Digital e, desde então, tem incluído essa vertente no seu currículo, que diz-se ser alérgico à monotonia e ao conformismo.

Pedro Caramez

Especialista do Linkedin

Palestrante e consultor dedicado quase em exclusivo à rede LinkedIn.

Desenvolve programas de consultoria em social selling, social recruiting e LinkedIn.

Escreveu 2 livros – sobre o LinkedIn e tem centenas de publicações nas diversas revistas nacionais.

Atualmente, mantém ainda atividade como professor em várias universidades portuguesas.

Links
www.pedrocaramez.pt
www.linkedin.com/in/caramez
www.facebook.com/ruipedrocaramez

Moderadores

João Pedro Tavares

Presidente AEISCAP

Licenciado em Contabilidade e Administração pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, atualmente no Mestrado em Gestão. Envolvido no associativismo desde setembro de 2017 onde passei por vários cargos, chegando a presidente em janeiro de 2020. Membro de vários órgãos no ISCAP, Politécnico do Porto e Câmara Municipal de Matosinhos como o Conselho Pedagógico, Observatório Pedagógico e Conselho Municipal da Juventude, respectivamente.

Eduardo Moreira

Presidente da aeISEP

Estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Membro do Conselho de Ação Social do P.PORTO

Joana Cunha

Presidente da Direção/Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde (aeESS)

Licenciatura de Fisiologia Clínica, 4oano, na Escola Superior de Saúde. Entrei na ESS em 2016 e na Associação de Estudantes em 2018, na qual exerci funções como vogal do departamento de Cultura, e atualmente como Presidente.

Empresas

Vantagens da participação

1

Candidatos

Oportunidade de contacto direto com estudantes, finalistas e diplomados do Politécnico do Porto, detentores de um perfil de formação diversificada e de elevada qualidade, ajustado às necessidades e exigências atuais do mundo do trabalho.
2

Pluralidade da oferta

Possibilidade de conhecer a pluralidade da oferta formativa do P.PORTO, que oferece uma vasta diversidade de perfis de formação nos domínios da Engenharia, Ciências Empresariais, Educação, Artes, Tecnologia e Gestão, Saúde, Hotelaria e Turismo e Media e Design.
3

Divulgar ofertas de emprego

Divulgação dos processos de recrutamento em aberto e os seus programas de estágios.
4

Company Dating

Participação nos Company Dating e ter a oportunidade de realizar uma minientrevista com os candidatos previamente selecionados de acordo com o perfil desejado. As entrevistas agendadas serão exibidas em calendários pessoais, no perfil da empresa.
5

Recrutamento simplificado

Fazer download dos currículos dos candidatos e agendar entrevistas com perfis do seu interesse.
6

Estatísticas

Possibilidade de efetuar uma análise estatística e exportar para .xls a lista de todos os candidatos que visitaram o seu Stand.

Personalização do Stand

1

Informação da empresa

Registo dos dados da empresa: nome, logótipo, imagem de perfil, breve descrição da empresa e contactos (email e telefone).
2

Vídeo

Carregamento de vídeo(s) de apresentação da empresa.
3

Ofertas de emprego

Publicação das oportunidades de estágio e emprego na plataforma ou direcionamento para a site da sua empresa.
4

Áreas de interesse

Pré-selecionar as áreas de interesse com oportunidades de emprego/estágio.

Company Dating

É uma iniciativa inspirada no conceito romântico de speed dating que promove encontros entre empresas/organizações e os estudantes/diplomados do P. PORTO, previamente selecionados de acordo com o perfil desejado, tendo o candidato a oportunidade de se apresentar numa minientrevista de 10 minutos para descobrirem a viabilidade de uma futura colaboração. É realizado em formato inteiramente digital através de plataforma virtual.

Os objetivos do COMPANY DATING são:

  • dar às empresas/organizações uma possibilidade única para recrutar candidatos do P. PORTO competentes e altamente motivados, sem qualquer encargo financeiro;
  • oferecer oportunidades aos estudantes e diplomados do P. PORTO através de um contacto direto e privilegiado com entidades empregadoras, que poderão resultar em projetos de investigação/estágio/emprego e, ao mesmo tempo, apoiar na exploração de carreira, facilitando a inserção no mercado de trabalho.

10 minutos por candidato
12 candidatos por empresa

Company Dating

É uma iniciativa inspirada no conceito romântico de speed dating que promove encontros entre empresas/organizações e os estudantes/diplomados do P. PORTO, previamente selecionados de acordo com o perfil desejado, tendo o candidato a oportunidade de se apresentar numa minientrevista de 10 minutos para descobrirem a viabilidade de uma futura colaboração. É realizado em formato inteiramente digital através de plataforma virtual.

Os objetivos do COMPANY DATING são:

  • dar às empresas/organizações uma possibilidade única para recrutar candidatos do P. PORTO competentes e altamente motivados, sem qualquer encargo financeiro;
  • oferecer oportunidades aos estudantes e diplomados do P. PORTO através de um contacto direto e privilegiado com entidades empregadoras, que poderão resultar em projetos de investigação/estágio/emprego e, ao mesmo tempo, apoiar na exploração de carreira, facilitando a inserção no mercado de trabalho.

10 minutos por candidato
12 candidatos por empresa

Inscrições empresas

As inscrições para as empresas/expositores estão abertas até 12 de novembro.

A participação é gratuita!

Visitantes

Vantagens da participação

1

Mercado de trabalho

Poderás conhecer as melhores oportunidades de recrutamento para integração no mercado de trabalho, desenvolver uma visão estratégica do mercado de trabalho e formular um plano para a carreira e para o teu sucesso profissional.
2

Ofertas de estágio e emprego

Consultar todos os detalhes das ofertas de estágio e emprego e candidatares-te às que melhor correspondem ao teu perfil.
3

Empresas

Consultar todos os expositores, procurá-los pelo nome da empresa, aplicar filtros ou até mesmo fazer download de um resumo com as informações de todas as empresas. Ao clicar no nome do expositor, visualizas o seu stand virtual (contactos, imagens, vídeos, links para contas de redes sociais, ofertas, anexos, ...).
4

Chat

Entrar em contacto direto com os empregadores e interagir por via Chat.
5

Company Dating

Participar nos Company Dating com as empresas e ter a oportunidade de uma minientrevista.
6

Calendário Pessoal

Na tua página de perfil terás uma Agenda Pessoal consolidada, onde podes visualizar todas as sessões obrigatórias, sessões pré agendadas e entrevistas agendadas.
  • Webinar’s | Dia 16

10h

Sessão de Abertura - Desafios da Entrada no Mercado de Trabalho

Prof. João Rocha - Presidente P.PORTO

11:30h

Como ter sucesso num processo de seleção em ambiente digital?

Ana Leitão Serzedelo - Diretora Geral da Universia Portugal
Sérgio Pinto - CEO & Head of Growth da Beamian
Moderador: Eduardo Moreira - Presidente da aeISEP

16:30h

Entrevistas de Emprego: A arte de saber comunicar

Ana Isabel Lage – Educational Psychologist & Trainer | Communication Developer
Carolina Ferreira - Divisão Municipal de Promoção da Empregabilidade da Câmara Municipal do Porto
Moderador: João Pedro Tavares - Presidente da aeISCAP

18:30h

Linkedin / Market Yourself: qual a fórmula para o sucesso profissional?

Pedro Caramez - Linkedin
Eduarda Gomes - Gabinete de Comunicação e Divulgação Institucional do P.PORTO)
Moderadora: Joana Cunha - Presidente da aeESS

  • PREPARA-TE | Semana de 9 a 13 de novembro

10-17h

Atendimentos individuais aos candidatos/visitantes

Atendimentos individuais de preparação para entrevista e melhoria do CV

O curriculum vitae (cv) e a carta de apresentação são o primeiro contacto entre candidato e possível entidade empregadora, ou seja, serão a tua imagem de marca, tendo como principal objetivo alcançar a etapa seguinte - Entrevista de emprego. Neste atendimento individual personalizado, com uma duração de 30 min, terás a oportunidade de (re)construir o cv e carta de apresentação apelativa e que revele o teu melhor! A entrevista constitui uma etapa decisiva no processo de recrutamento e seleção, por isso, prepara-te para demonstrares que és o/a candidato/a ideal e conseguires a vaga a que te candidatas. Neste atendimento individual, terás a oportunidade de refletir sobre a melhor postura a adotar numa entrevista de emprego. Para na hora H estares mais confiante!
  • Candidatura às ofertas

Aproveita o momento para te candidatares às oportunidades de carreira que melhor se enquadram no teu perfil. Para te candidatares, apenas tens de apresentar candidatura à oferta ou apresentar uma candidatura espontânea. Lembra-te que deverás ter o teu CV carregado e atualizado.
  • Company Dating

É uma iniciativa inspirada no conceito romântico de speed dating que promove encontros entre empresas/organizações e os estudantes/diplomados do P. PORTO, previamente selecionados de acordo com o perfil desejado, tendo o candidato a oportunidade de se apresentar numa minientrevista de 10 minutos para descobrirem a viabilidade de uma futura colaboração. É realizado em formato inteiramente digital através de plataforma virtual.

Networking

Como vão estar presentes empresas dos mais diferentes ramos de atividade, podes conhecer a realidade do mundo de trabalho, trocar contactos com as empresas e alargar a tua rede de contactos (networking), possibilitando-te um leque de oportunidades que poderão resultar em projetos de investigação, estágio ou emprego.

Networking

Como vão estar presentes empresas dos mais diferentes ramos de atividade, podes conhecer a realidade do mundo de trabalho, trocar contactos com as empresas e alargar a tua rede de contactos (networking), possibilitando-te um leque de oportunidades que poderão resultar em projetos de investigação, estágio ou emprego.

Inscrições visitantes

Este evento é destinado e exclusivo aos estudantes, finalistas e diplomados do Politécnico do Porto.

A participação é gratuita!