Esta não é a primeira vez que nos pronunciamos acerca do futuro dos eventos no nosso blog de tecnologia para eventos. Da última vez, destacámos os eventos híbridos como uma das tendências mais esperadas na indústria dos eventos e explorámos detalhadamente oportunidades e desafios em iminência. No entanto, vale sempre a pena tentar antever o que os eventos de 2021 nos reservam, especialmente quando estamos perto do final do ano.

Todos sabemos que o ano de 2020 não correu como esperado. A COVID-19 e a resultante crise económica alterou por completo o panorama das organizações a nível mundial. Por falar nisso, confira aqui como é que o coronavírus vai impactar o setor dos eventos (apesar de que por esta altura já experienciámos quase todas as consequências). Mas a questão que se coloca é: como é que a tecnologia pode ajudar-nos na organização de eventos em 2021?

O facto mais ressaltante é que a realidade virtual (RV), a realidade aumentada (RA) e a inteligência artificial (IA) estão a crescer exponecialmente, pelo que a indústria dos eventos quer tirar o máximo partido dos seus benefícios. Mas, realisticamente, isso pode não acontecer no curto espaço de tempo.

Outras tendências emergentes, como as tecnologias paperless, touchless ou contactless, tornaram-se a salvação de quase todas as organizações durante a pandemia da COVID-19. Além disso, a inovação tecnológica desempenhou um papel crucial na realização de eventos online e híbridos, ajudando todos os organizadores de eventos a não estagnar por completo.

A verdade é que tecnologia permitiu que milhares de pessoas trabalhassem em regime de teletrabalho e organizassem eventos e reuniões virtuais em todo o mundo. E o que é que podemos inferir disto? Que quanto mais prosseguirmos com as nossas vidas através do chamado “novo normal”, mais a tecnologia nos vai ajudar na adaptação a novas realidades e cenários.

Vamos olhar para algumas das possibilidades mais tangíveis que a tecnologia vai oferecer aos organizadores de eventos em 2021 (deixando a RV, RA e IA para um cenário de longo prazo):

  • Utilização de tecnologia sem contacto e sem papel

Outra forma pela qual a tecnologia para eventos vai desempenhar um papel importante é através da redução do contacto nas interações interpessoais, evitando o contágio por superfícies. Espera-se que os processos de inscrição e aquisição de bilhetes, e até o próprio networking sejam mais digitais do que nunca. Por exemplo, as apps para eventos já permitem digitalizar todas as interações, reduzindo a necessidade de tocar em coisas, como é o caso dos cartões de visita. Além do mais, eventos sustentáveis são contactless e sem papel.

  • Realização de eventos virtuais e híbridos

A tecnologia para eventos pode realmente ajudar a indústria dos eventos a reabrir as suas portas, ao mesmo tempo que maximiza oportunidades para audiências presenciais e digitais. Os bilhetes “reais” vão dar acesso direto às sessões ao vivo (o que é uma ótima ideia se existir capacidade de lotação, mesmo que reduzida, para um determinado local), e os bilhetes virtuais vão permitir que os participantes estabeleçam interações com os expositores através de webinars e videoconferências, de forma totalmente segura.

A tecnologia já provou ter ajudado a indústria dos eventos a encontrar sucesso na mudança, pelo que só podemos esperar que esta missão continue em 2021.

Fale connosco! Vamos mostrar-lhe como pode repensar os seus eventos.