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A Organização Mundial do Turismo (UNWTO) e o seu membro afiliado, o Basque Culinary Center (BCC), organizaram o 8º Fórum Mundial de Turismo Gastronómico da OMT. O evento ocorreu de 5 a 7 de outubro de 2023, em Donostia-San Sebastián (Espanha) e teve como tema “Turismo Gastronómico: De Volta às Raízes”. Esta temática lembra a importância de estabelecer e manter ligações com a cultura, a história, o património e a comunidade local. 

Esta foi a 4a edição realizada nesta cidade, sede do BCC, e que promove a iniciativa desde 2015 em conjunto com a OMT.

A organização deste evento optou pelos serviços beamian de registo, inscrição e check-in de participantes, controlo de acessos a salas de conferência e a visitas exploratórias na cidade (excursões). Além disso, usou serviços digitais, nomeadamente a Web APP beamian, para a incorporação de stands virtuais.

O evento contou com cerca de 500 participantes, 10 expositores e teve como línguas oficiais o inglês e o espanhol. Conta ainda com a língua euskera para a cerimónia de abertura.

A plataforma de eventos multilingue da beamian suportou as 2 línguas oficiais do evento, incluindo o euskera, falado na sessão de abertura.

Este Fórum teve como objetivo principal o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre profissionais de turismo e gastronomia, e o destaque da importância da gastronomia no desenvolvimento dos destinos turísticos. A gastronomia reforça a preservação da identidade local de cada destino, valoriza os produtores e os produtos locais, e promove uma maior sustentabilidade no desenvolvimento dos destinos turísticos. A par desta mensagem, também se realçou o facto de a tecnologia ser uma ferramenta indispensável na criação de conhecimento para a transformação e evolução da gastronomia e turismo.

Programa

O programa apresentava sessões técnicas, mesas redondas, apresentações temáticas e visitas técnicas (excursões), e contou com a forte e importante presença de África. O fórum revelou ser uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre a gastronomia africana e as suas ligações à agricultura e ao património cultural. 

O evento dividiu-se em 5 sessões temáticas principais , duas sessões no primeiro dia de evento e três sessões no segundo dia. 

A primeira sessão teve como objetivo empoderar os produtores a crescer e mostrar a importância de termos um sistema alimentar mais justo e sustentável. A segunda sessão visou oferecer orientações aos produtores, de modo a usufruírem de indicações geográficas, itinerários gastronómicos e propriedade intelectual para o desenvolvimento do turismo e da economia local.

Quanto ao segundo dia, na primeira sessão, diversas startups apresentaram soluções inovadoras para o turismo e gastronomia, abordando vários desafios nas suas áreas geográficas. Na segunda sessão, foram apresentados três projetos com soluções para a redução do desperdício alimentar. Na terceira e última sessão, foi apresentado um guia sobre boas práticas a adotar no desenvolvimento do turismo gastronómico criado pela OMT e BCC. Os oradores destacaram a importância da diversidade gastronómica para a expressão de identidade de um destino, a atração de turistas, o combate do despovoamento e a criação de oportunidades de emprego para jovens.

Conclusões

Foi possível retirar algumas ilações das discussões e sessões que aconteceram ao longo do evento:

  • O turismo gastronómico é uma indústria em expansão, que necessita de estratégias de desenvolvimento que destaquem a unicidade de cada destino turístico;
  • O desperdício alimentar é uma das grandes barreiras à sustentabilidade gastronómica;
  • A realização de mais atividades ao ar livre é fundamental para atrair mais turistas para as zonas rurais;
  • O agroturismo tem um elevado potencial para aumentar o impacto económico do turismo nas zonas rurais;
  • A preservação de tradições culinárias como ponte entre gerações é essencial para manter a exclusividade de um destino e combater a perda de identidade;
  • A educação é crucial para o desenvolvimento e a evolução de um turismo gastronómico mais sustentável e autêntico. Isto implica educar os produtores com recursos e conhecimentos que os faça integrarem-se no ecossistema turístico e sensibilizar os consumidores acerca do desperdício alimentar e da redução da pegada de carbono.

Assim sendo, foram dias de intercâmbio de conhecimentos e muita aprendizagem sobre os desafios do turismo gastronómico e sobre os pontos que podem ser melhorados para o desenvolvimento de um turismo mais sustentável e da preservação da diversidade e unicidade gastronómica de cada destino turístico. 

Este fórum centrou-se nas ligações entre turismo, gastronomia e produtores, de modo a promover o desenvolvimento rural, preservar o património cultural e natural, e abraçar a inovação e as tecnologias digitais para melhorar a experiência turística. Isto porque o turismo é fulcral para diversificar as fontes de rendimento dos produtores e revitalizar os produtos locais e a gastronomia enquanto património cultural. 

Ao permitir a partilha de conhecimentos e o trabalho em rede, este evento teve como papel principal obter uma compreensão mais pormenorizada das diversas vantagens de combinar turismo, gastronomia, produtores e produtos locais, e soluções tecnológicas.

beamian: Plataforma de gestão de eventos líder

A plataforma de gestão de eventos beamian foi utilizada para gerir o Fórum Mundial de Turismo Gastronómico. A beamian facilitou o registo dos participantes, a gestão das sessões e a organização de eventos paralelos. A plataforma também forneceu informações em tempo real sobre a presença e o envolvimento dos participantes.

 

Como a beamian ajudou na gestão do evento:

  • Registo, inscrição e check-in de participantes;

  • Controlo de acessos;

  • Criação de stands virtuais com a Web APP;

  • Suporte das 3 línguas faladas no evento.