Ambos têm como propósito no mundo dos eventos: identificar individualmente participantes e visitantes.
QR Code
O código QR é um tipo de código de barras que pode ser lido com uma câmara. Pode ser facilmente impresso numa credencial e é exatamente essa facilidade e baixo custo que tem permitido a sua disseminação por eventos um pouco por todo o mundo.
Smart badge
Um smart badge é nada mais nada menos que um upgrade do badge tradicional que se consegue ao adicionar um pequeno chip na construção do mesmo. Esse “chip” é único e oferece maior rapidez e segurança.
Vantagens |
Desvantagens |
|
Smart badge |
Simplicidade de utilização Rapidez de utilização Segurança Plug&play Versatilidade e compatibilidade |
Custo adicional marginal por “attendee” |
Qr Code |
Custo Comodidade Facilidade de impressão |
Dificuldade de utilização Obriga a condições ideais de leitura Lentidão e imprecisão de leitura (dependendo dos leitores) |
O beamian é uma plataforma de gestão de eventos made in Portugal que combina um poderoso SaaS com a possibilidade de gerir múltiplos dispositivos e identificadores físicos, em tempo real, através de tecnologia IoT, durante todas as fases de um evento. O beamian é compatível com ambas as tecnologias, QR Code e smart badges.
O que muda com a introdução de smart badges?
1) Segurança – a primeira alteração que permite a mudança de toda a experiência.
Com o beamian, o pré-registo e compra de bilhetes é preferencialmente feito de forma online (antes do evento), mas no momento do check-in são introduzidas as primeiras mudanças disruptivas, que provocam as principais alterações à experiência de visita e participação no evento (para attendees, marcas, expositores e organizador).
Como?
Com a introdução de smart badges (que podem substituir ou complementar os QR Codes) a segurança aumenta e a contrafação é anulada.
Os smart badges beamian utilizam tecnologia contactless, à semelhança da que é utilizada em cartões bancários. Cada badge contém um chip único e não copiável.
Existe assim uma maior segurança, graças à reduzida possibilidade de cópia de bilhetes, garantindo a unicidade de cada credencial, e à possibilidade de introdução de diferentes tecnologias de autenticação (para além do QR Code).
2) Rapidez: Qual o impacto nos tempos de acesso?
A leitura de um smart badge é feita com um pequeno toque (~3 segundos) enquanto que a leitura de um QR code exige um processo repetitivo de leitura da credencial (~9 seg em média). Apenas com esta alteração, reduzimos potencialmente os tempos de espera em mais de três vezes.
E este fenómeno é extensível e multiplicável por todos os mini-eventos e registos que povoam cada evento, é mais rápido e oferece uma melhor experiência de utilização.
3) Maior produtividade: Aumento da taxa de memorização dos contactos recolhidos no evento
Os eventos proporcionam, por excelência, momentos de contacto pessoal que acontecem de forma rápida, repetida e em grande volume. E o que é que acontece quando percorremos o espaço de um evento e visitamos 30, 40, 50 empresas/expositores em duas horas?
Não seria bom registarmos de forma simples numa timeline todos os projetos/empresas/marcas que visitamos, sem termos de recorrentemente adicionar um email ou uma nota no telemóvel?
No beamian acreditamos que há uma forma mais eficiente do que uma pasta cheia de brochuras 😊. Ao simplesmente colocarmos um pequeno dispositivo no stand de cada expositor (empresa/startup/marca), estamos a definir um ponto de recolha de contacto. Sempre que alguém quiser marcar aquele projeto como “interessante” apenas tem de encostar o seu smart badge e já está.
Mais tempo para o relacionamento = tirar o melhor partido de cada evento (garantindo uma forma simples de recolha de contactos).
Para ser ainda melhor, poderia ser permitido que cada projeto, no momento do seu registo antecipado no evento, disponibilizasse a sua apresentação no beamian que depois seria colocado na timeline de todas as pessoas interessadas. Tudo isto de forma integrada com as apps de cada evento.
E para os expositores? = aumento da taxa de recolha de leads qualificadas
Como fazer para recordar as centenas de pessoas que transitaram pelo seu stand? E recordar os mais interessantes? O beamian facilita o processo ao registar digitalmente todas as interações o que por sua vez abre novas possibilidades de follow up após o evento. De forma simples e prática, sem scans.
No final do evento, todos podem ter acesso ao registo cronológico de interações, com as notas e registos dos projetos/empresas preferido(a)s, podendo retomar o contacto e dar seguimento a todas as ideias que mais gostaram.
4) Maior capacidade de gerar ações de engagement e de ativação de marca
Com todos os participantes dotados de um smart badge, múltiplas mecânicas de ativação de marca poderiam ser implementadas, desde sorteios à implementação de campanhas, tudo ao alcance de um toque.
A organização pode disponibilizar novas ferramentas a todos os expositores para captura, recolha e tratamento de leads, de forma enquadrada com as exigências legais, distribuir ferramentas de ativação de marca, e garantir que todos contribuem para uma melhor experiência. Vantagens:
- Criação de dashboards a pedido, que podem ser disponibilizados no digital signage e explorar rankings de interações (por exemplo: Expositor/Marca mais visitada por secção).
- Centralização de dados, maior controlo sobre a utilização de dados pessoais e muito mais informação analítica disponibilizada à organização para que melhores eventos possam ser organizados e monetizados = Mais receita.
5) Pagamentos e consumos no evento
O smart badge de cada participante pode estar associado a uma wallet de cada evento, facilitando e aumentando consumos e aumentando a perceção de inovação no decorrer do mesmo. O staff e convidados podem ter acesso a zonas especiais, possuir consumos pré-carregados, etc.
Novamente, a introdução de smart badges abriria um novo leque de possibilidades, facilitando processos, registando e melhorando toda a experiência, traduzindo-se no final em mais receita para o organizador e menos stress para participantes.
6) Data & Analytics = melhor retorno do investimento?
Com todas as interações registadas, múltiplas informações e conclusões podem ser geradas para que o retorno do evento seja melhor avaliado por todos, tanto para os participantes (que aumentam o registo da sua presença no evento – com notas de sessões, presenças, interações e empresas/projetos preferidas(os)), como para as empresas (que passam a saber quantas pessoas conseguiram captar a atenção e ganham ferramentas para um eventual follow up) e para o próprio organizador que, aumentando a interação global e registando mais participantes, melhora o seu argumento de venda para os próximos eventos.
Em resumo, garantir a identificação digital de todos os participantes, através de dispositivos físicos, e centralizar a informação do evento no beamian permite:
Impacto do beamian no evento |
Potencial resultado |
Reduzir a contrafação | Aumento da receita. Maior nível de confiança |
Aumentar a segurança, através da unicidade de cada credencial | Melhora o conforto e a segurança percebida |
Redução de tempos de espera | Check-in e acessos mais rápidos |
Maior interação | Aumento do retorno do investimento de todos os participantes |
Gestão centralizada de equipamentos e plataforma única de gestão de participantes, marcas e expositores | Menos stress, maior número de funcionalidades de gestão e conhecimento em tempo real |
Novas ferramentas para expositores e marcas | Maior receita. (Venda de ferramentas de lead engagement e de ativação de marca pela parte da organização) |
Cashless payments | Maior simplicidade. Mais receita. Melhor user experience do participante |
Gestão de sessões integrada | Maior controlo das atividades no evento. Mais funcionalidades para visitantes, melhor ROI |
Maior controlo de privacidade | Maior controlo dos visitantes sobre as permissões de partilha de dados efetuadas durante o evento |
Mais receita para o evento, melhor ROI para os expositores, melhor experiência para os participantes, tudo com tecnologia made in Portugal.
E será que é futurologia?
A resposta é: claramente que não.
Múltiplos eventos de diferentes tamanhos e de diferentes verticais – desde eventos corporativos, feiras profissionais até eventos de vinho, festivais e feiras de emprego – já exploram estas possibilidades ao máximo, digitalizando e medindo interações, permitindo que cada participante usufrua ao máximo da experiência de cada evento e que tenha as ferramentas necessárias para aumentar a recordação, melhorando o retorno do seu investimento ao participar em cada evento.
Quer saber mais sobre o beamian? Visite beamian.com e fale com a equipa beamian para saber o que poderíamos fazer pelo sucesso do seu evento.
Trabalhamos para tornar os seus eventos excecionais. Fale connosco e conheça as melhores soluções para o seu evento!