Porque é que o engagement digital continua a ser importante em 2022
De uma forma ou de outra, a nossa rotina diária e o nosso modus vivendi têm vindo a mudar desde que a pandemia teve início. Do mesmo modo, os principais objetivos dos organizadores de eventos também viram o seu contexto adaptado – proporcionar uma experiência de eventos consistente, de forma transversal a todos os canais, é agora uma das principais preocupações na gestão de eventos de sucesso. Porquê? Porque a indústria evoluiu para uma nova realidade, a qual deixou de atribuir mais importância a participantes presenciais do que a participantes virtuais.
Além disso, a busca por melhores métricas de sucesso anda de mãos dadas com o engagement digital. Ter uma estratégia eficaz de engagement virtual é sinónimo de dados mais abrangentes sobre os participantes e de uma melhor medição do ROI do evento, sendo possível acompanhar cada etapa da experiência do participante e as suas interacções com patrocinadores, expositores e outros visitantes. Está a par de como medir o sucesso em eventos virtuais?
Assim, mesmo que as restrições governamentais não estivessem a conduzir os organizadores para a realização de eventos virtuais, é importante perceber que mesmo os eventos presenciais devem beneficiar de uma forte componente digital. Pandemia à parte, estamos cada vez mais a lidar com uma audiência assumidamente distribuída que chegou para potenciar o alcance global dos eventos através do fator hibridização. A propósito, está a explorar o alcance global dos eventos híbridos?
Envolvimento de participantes virtuais – Desafios e oportunidades
Uma vez no mundo dos eventos virtuais, é imperativo compreender como a experiência e a taxa de participação diferem dos eventos presenciais. Quando um evento se torna total ou parcialmente virtual, são necessárias novas estratégias de envolvimento digital para maximizar a participação daqueles que vão assitir ao evento.
Leia também: Como potenciar a taxa de envolvimento em eventos virtuais
Por outro lado, todos sabemos como é bem mais fácil e barato realizar um evento virtual. Já para não mencionar o alcance mais amplo que permite aos organizadores de eventos atingir audiências mais vastas e diversificadas. Uma boa taxa de participação virtual também irá permitir aos expositores ter um processo otimizado de geração de leads, recolhendo informações valiosas dos participantes desde a fase de registo até aos questionários de feedback pós-evento. As equipas de vendas podem agora fazer um acompanhamento comercial mais contextualizado, com base no envolvimento e interesses dos participantes. Quanto maior for a relevância, maior será o sucesso!
Do outro lado da moeda, podemos apontar a optimização para mobile como um dos maiores desafios do planeamento de eventos virtuais, sendo provável que a maioria dos participantes vá fazer uso dos seus dispositivos móveis (especialmente se pensarmos nos participantes presenciais de um evento que, simultaneamente, querem integrar sessões remotas). A forma como experienciamos eventos está a tornar-se cada vez mais omnicanal, para que no fundo ninguém perca nada!
Além disso, uma outra questão em destaque diz respeito ao networking virtual. Felizmente, pode ser feito a longa distância, mas se pensarmos em participantes confinados atrás de ecrãs, é difícil imaginá-los a chegar a outras pessoas para o fecho de grandes oportunidades de negócio, certo? Portanto, certifique-se de que a sua plataforma de eventos virtuais facilita as interações e tem a capacidade de rentabilizar o seu evento através de ferramentas interativas – como o agendamento de videochamadas individuais ou em grupo, chat em tempo real ou funcionalidades de comunicação pós-evento. Se estiver com dúvidas em relação à escolha da tecnologia ideal, descubra as melhores ferramentas de vídeo para eventos virtuais.
Ideias para gerar engagement e obter métricas em eventos virtuais
Como não é a primeira vez que abordamos o tema, verifique se alguma destas ideias lhe escapou na implementação da sua estratégia de envolvimento digital (e de recolha de dados sobre o evento):
- Adicione polls ao seu evento para interagir com os seus participantes remotos (neste caso, a taxa de resposta pode ser uma boa métrica);
- Seja sempre consistente em relação ao branding visual do evento (especialmente se também existir um local físico);
- Mantenha os conteúdos disponíveis após o evento, por exemplo através de gravações de streaming ou vídeos on demand, para participantes que faltaram às sessões ou que não conseguirem conciliar agendas em tempo real;
- Faça quizzes, sessões de perguntas e respostas ou de breakout e organize workshops (e monitorize o número de perguntas feitas durante as sessões);
- Disponibilize oportunidades de networking virtual dentro da app do evento e potencie o agendamento de reuniões com expositores, patrocinadores, equipas de vendas, e outros participantes (aqui pode acompanhar o número de reuniões/propostas aceites entre expositores e participantes);
- Veja a gamificação como uma forma fácil de chamar a atenção dos visitantes e de os manter a participar ativamente no evento entre sessões (já procurou saber quanto tempo os participantes permanecem ligados à sua plataforma durante o decorrer de um evento?)
Como pode ver, os eventos virtuais vieram para ficar e simplificar a medição do ROI, ao mesmo tempo que oferecem maior flexibilidade aos participantes dos eventos. Continue a sua leitura com estas 5 ferramentas para realizar um evento híbrido de sucesso.