Sabe que o futuro dos eventos é phygital, mas continua à procura das últimas tendências para planear uma estratégia de eventos em 2025 que irá restabelecer o interesse das suas audiências? Neste artigo de leitura rápida, aprenda a reenergizar a sua estratégia de eventos corporativos.
Quem já criou uma empatia pela mensurabilidade dos eventos digitais e voltou agora às feiras e stands físicos, entende a necessidade de avaliar como os eventos presenciais e virtuais podem coexistir no futuro. Afinal, o planeamento e a gestão de eventos de sucesso em 2025 dependerá fortemente da migração de benefícios virtuais para ambientes onde a conexão humana se estabelece cara a cara.
Preveêm-se grandes oportunidades, mas também mais competitividade e desafios no que toca ao comportamento dos participantes. Com isto em mente, exploramos algumas tendências da organização de eventos a seguir em 2025:
Estratégia de Eventos – To do List
1. Disrupção tecnológica a um nível sem precedentes
A familiaridade das pessoas com a tecnologia só cresceu com a pandemia. Assim, mais do que nunca, os profissionais de eventos devem explorar o uso de ferramentas tecnológicas para envolver e melhorar a experiência e taxa de participação em eventos ao vivo. Uma boa maneira de o fazer é através de soluções contactless para eventos.
2. Gestão de eventos multicanal
O ano de 2025 pede por plataformas de gestão de eventos holísticas e orientadas para o multicanal, dependendo de onde e como o evento vai ser consumido. Portanto, certifique-se de que tem acesso a um software de gestão de eventos totalmente integrado, isto é, na forma de uma solução que centraliza os diversos aspetos do ciclo de vida de um evento.
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3. Estratégia de Eventos híbridos assíncronos
Sabia que organizar eventos híbridos impactantes não significa ter duas audiências conectadas em simultâneo? Na verdade, de acordo com a PCMA, este é mesmo um dos 5 principais mitos sobre eventos online e híbridos. Existem inúmeros benefícios associados à realização de eventos híbridos assíncronos, que começam na independência temporal de componentes presenciais e virtuais. Outra vantagem é a redução da carga logística de produção (sessões que acontecem em momentos diferentes podem ter a mesma equipa de suporte alocada).
4. Festivalização
O termo festivalização voltou a ser um tema da atualidade devido à enorme vontade de nos voltarmos a cruzar sem barreiras, após um longo período de ausência de eventos sociais de qualquer tipo. A questão que se coloca é – está a colocar a tecnologia para eventos ao dispor de novas experiências e a construir um sentido de comunidade em torno dos seus eventos?
5. Adoção de tendências sustentáveis
À medida que a sustentabilidade se torna cada vez mais preponderante como critério de avaliação pelos que experienciam eventos, os espaços para exposições e congressos estão agora a descobrir que as práticas sustentáveis são tão boas para o resultado final dos seus eventos como para o planeta. Não por coincidência, a tecnologia para eventos pode mesmo oferecer o badge perfeito, que inclui features que incentivam a prática de eventos sustentáveis.
6. Estratégia de Eventos com Quiosques de Check-in Automático
À medida que a tecnologia avança, os participantes dos eventos têm maiores expectativas em relação às inovações disponíveis. Por isso, é necessário revolucionar a zona de primeiro impacto do evento, com quiosques de check-in automático. Não só reflecte a inovação do evento, como também oferece uma experiência mais imersiva.
Dicas para a Estratégia de Eventos
Embora a operacionalização da indústria dos eventos seja complexa a maioria das vezes, as lições aprendidas nos últimos anos têm sido reveladoras. Com o objetivo claro de tornar qualquer evento mágico e mais auto-suficiente, aqui estão algumas dicas finais para reduzir o fator imprevisibilidade e otimizar capacidades de planeamento e gestão de eventos em 2025:
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Não tente compensar o tempo perdido rápido demais;
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Não escolha uma plataforma de eventos apenas com base no orçamento;
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Faça do seu fornecedor de tecnologia para eventos um parceiro de confiança;
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Promova a inovação na produção e entrega de conteúdo;
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Dê prioridade à segurança e proteção das pessoas;
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Revolucione a captura leads em eventos através da tecnologia sem contacto.
Este artigo foi atualizado por Ruben Carrilho em 22/01/2025.