Investe no teu CV
Encontraste a vaga de emprego para a qual te queres candidatar? Queres muito agarrar esta oportunidade? Então, sim, a preparação do teu CV é o primeiro objetivo para conseguires uma entrevista com o recrutador!
O currículo é uma apresentação muito pessoal e deve ser construído de forma a destacar as tuas qualidades e competências sendo orientado para cada candidatura que realizas!
Antes de começares a pensar no que deves incluir no teu CV é muito importante pesquisares devidamente a empresa para a qual estás a candidatar-te, conheceres os seus valores, missão, áreas de negócio, projetos em que está envolvida, ou seja, conheceres a sua atividade e comunicação.
Além da empresa também deves certificar-te que entendes exatamente quais os critérios e o tipo de vaga para a qual estás a concorrer, pois será importante construíres um currículo adaptado a cada oportunidade profissional e a cada empresa. Os recrutadores recebem milhares de candidaturas, e para que te diferencies deves apresentar um currículo trabalhado para mostrar que o teu perfil é o mais indicado para a vaga, e isso é mais fácil de atingir, quando os recrutadores encontram pontes comuns entre o teu perfil e a vaga que estão a disponibilizar.
Dicas para organizares o CV
Não existe uma maneira única e “correta” de construíres um currículo, contudo deves ter em mente algumas boas práticas que são preferenciais para muitos dos recrutadores:
- Currículo orientado especificamente para a área ou vaga de candidatura com a apresentação de competências relevantes a oferecer;
- Documento apresentado com lógica, bem ordenado, construído para facilitar a leitura e a compreensão dos dados;
- Apresentação de informação relevante, mas de forma concisa e sintética;
- Atenção à linguagem utilizada e aos erros gramaticais e ortográficos. Para te certificares que não envias um CV com erros podes utilizar a plataforma do Flip, o Conversor para o Acordo Ortográfico e o Corretor ortográfico e sintático. São bastantes fáceis de utilizar, tens apenas de introduzir o texto e ambas as plataformas identificam os erros, caso existam, e propõem a correção.
Depois de realizares a devida pesquisa podes por “mãos à obra” para organizares e elaborares o teu currículo. Vê aqui, alguns dos elementos essenciais à construção do CV.
Consulta a nossa área de candidato para ficares a par das últimas notícias e dicas!