Já passaram quase dois anos e só agora a indústria dos eventos está a retomar a sua singularidade, centrada nas conexões presenciais. Os mais recentes formatos presenciais podem não oferecer ainda uma experiência de participação totalmente otimizada, mas as certamente que as ferramentas digitais vão ajudar a ultrapassar os desafios da organização de eventos em 2022.
Como os eventos mudaram em 2021
A pandemia afetou o sector de tal forma que os próprios fornecedores de serviços foram obrigados a catalogar as suas ofertas de acordo com três “etiquetas” de eventos – virtual, híbrido ou presencial. Acontece que isto criou uma necessidade subjacente de transformar digitalmente a indústria e, tendenciosamente, tem colocado a escolha da plataforma e da tecnologia certa num patamar superior. Se ainda não está a par, saiba como a tecnologia vai revolucionar os eventos de 2021 em diante.
Sem dúvida que a tecnologia para eventos tem dado provas da sua imprescindibilidade para a recuperação da indústria e vai certamente continuar a ser uma mais-valia para os protocolos de saúde e segurança – por exemplo, através da acreditação eletrónica e controlo de lotação. No entanto, é igualmente importante compreender as necessidades de uma audiência cada vez mais omnicanal, a qual se prevê no centro das atenções em 2022.
Os eventos virtuais e híbridos vão desaparecer em 2022?
Uma pesquisa do LinkedIn com 1.800 profissionais da indústria prevê que muitos organizadores de eventos realizem um evento “digital twin“, o que significa que um ou mais componentes do mesmo evento podem ser transmitidos virtualmente para audiências remotas. E o mais curioso de tudo é quando nos apercebemos que uma pessoa que está a assistir presencialmente a um evento, pode beneficiar da simultaneidade de participar numa sessão online do mesmo evento.
A pesquisa também concluiu que 42% dos organizadores vão continuar a integrar serviços de produção de eventos virtuais por razões de sustentabilidade, reduzindo a necessidade de transporte, o uso único de plástico e outros consumíveis frequentemente encontrados em eventos presenciais.
Assim, embora não tenhamos uma bola de cristal, podemos perspetivar que os eventos online e híbridos não vão ver um decréscimo na sua relevância em 2022. Seja pela sua capacidade de atingir um público mais vasto, de medir mais facilmente o ROI, de fornecer insights baseados em dados, seja devido à sua aptidão para oferecer experiências mais significativas aos participantes ou mesmo devido a preocupações ambientais. Afinal, os eventos sustentáveis são contactless e sem papel.
O híbrido como uma rota viável em 2022
Um dos principais benefícios dos eventos híbridos é que eles permitem ter um painel de oradores superior e com maior multidisciplinaridade, permitindo integrar convidados internacionais que estariam fora de alcance com um mero evento presencial. Além disso, esta forte componente virtual pode ser escalada para receber muito mais participantes do que apenas um local físico poderia suportar. De facto, explorar o alcance global dos eventos híbridos é uma tendência a seguir em 2022.
Outra razão pela qual os eventos híbridos vão ser o novo normal tem que ver com a sua maior duração, levando muitas marcas a espalhar a sua mensagem para além do evento em si. Com as inscrições online é possível redireccionar conteúdos em campanhas pós-evento, influenciar remotamente os participantes com conteúdos extraordinários ou fazer chegar o evento a mais pessoas, de forma cada vez mais inclusiva. Por exemplo, para pessoas que não conseguiram estar presentes no evento ao vivo.
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Pela sua natureza digital, os eventos híbridos oferecem aos organizadores de eventos formas mais sofisticadas de medir o ROI e também a oportunidade de envolver audiências (cada vez mais distribuídas) muito depois do evento ter terminado.