O Open Source Lisbon é o maior evento Open Source em Portugal e em 2018, na sua 16ª edição, foi com muito gosto que nos juntámos à organização como Parceiros Digitais do evento.
Sob o tema “Open Source: driving innovation”, esta edição trouxe aos participantes um dia dedicado “à partilha de informações sobre como as tecnologias Open Source podem atuar como driver de inovação, num mundo de emergente disrupção tecnológica.” A presença do beamian neste evento, ela própria aderente ao tema da inovação, concretizou-se na digitalização e aceleração de processos.
A plataforma tecnológica permitiu a criação de QR codes para os participantes inscritos, de forma a que, no dia do evento, o check-in fosse rápido e simples: ao apresentar e ler o QR code, foi de imediato associado um smartbadge (identificador eletrónico) a cada participante. Durante o decorrer do evento, os participantes passaram o seu smartbadge nos beamers (identificadores eletrónicos) das empresas presentes, deixando-lhes os seus contactos de forma instantânea e digital.
No final do evento, as empresas receberam uma lista de todos os contactos recebidos, e os participantes que tivessem passado o seu smartbadge por todos os beamers foram inscritos no sorteio de um computador. Para além disto, um QR code presente em vários posters espalhados pelo evento dava acesso a um questionário de avaliação que, se preenchido na totalidade, permitia ao participante receber um powerbank de oferta.
A organização, por sua vez, teve acesso a todos estes dados e às estatísticas do evento – no Open Source 2018, mais de 400 pessoas marcaram presença no evento e registaram-se mais de 800 interações entre visitantes e empresas. Os dados recolhidos oferecem assim aos organizadores uma visão mais completa do evento decorrido, que poderão usar em sua vantagem na organização de eventos futuros.
Se quiser saber mais sobre o beamian ou se tiver dúvidas, fale connosco!