Existem ainda muitas condições imprevisíveis para que os eventos ao vivo voltem a ser uma realidade. Para além das aprovações governamentais de cada país, diversas medidas preventivas e de segurança devem ser consideradas, adaptadas e implementadas pelos stakeholders da indústria.
Eventualmente, eventos de grande dimensão vão voltar a acontecer sob o controlo de protocolos restritos de distanciamento social. Existe inclusivamente um Guia de Reabertura oficial, que disponibiliza recomendações estruturadas para a realização de feiras e exposições comerciais num ambiente seguro.
Portanto, enquanto não existir uma vacina ou uma cura, as futuras preocupações dos organizadores de eventos vão incluir realizar eventos ao abrigo de diretrizes de segurança específicas para proteger tanto participantes, como expositores. Felizmente, existem diversas soluções digitais no mercado aptas para reduzir o risco de propagação da COVID-19.
Conseguimos pensar facilmente em diferentes tipos de requisitos, como as medidas de distanciamento social, ferramentas de contagem de pessoas, equipamentos de proteção, medição de temperatura ou higienização e desinfeção das áreas comuns ou de grande movimentação.
E com o distanciamento social a ser a chave para conter o vírus, acreditamos que a tecnologia contacless e as soluções digitais para eventos, sem papel, vão ser mais relevantes e significativas do que nunca.
Porque é que o seu evento deve ser contactless?
Para além de potenciar o ROI do seu evento e melhorar a experiência de todos os participantes, tornando-a mais interativa, a tecnologia contactless funciona como uma solução segura e rentável para conter a COVID-19.
Então, e como seria de esperar, os organizadores de eventos estão a tirar partido de tendências atuais, como ferramentas de captura de leads e processos de check-in sem contacto, em conjunto com soluções digitais sem o uso de papel (e.g. para substituição das típicas brochuras), para garatirem operações e interações seguras no decorrer dos eventos.
Os eventos não precisam mais de ser tão táteis, os check-ins não precisam mais de ter filas de espera e as interações entre participantes e expositores não precisam mais de incluir papel para serem registadas. Em vez disso, os eventos precisam de ser seguros e eficientes.