Enquanto o regresso dos eventos presenciais ainda levanta muitas questões, os eventos híbridos estão rapidamente a emergir como uma forma sustentável de reunir pessoas num mundo pós-pandemia. De facto, a maioria global dos organizadores de eventos acredita piamente que o seu roadmap para o sucesso passa pela combinação de componentes virtuais e presenciais em eventos ao vivo. Vamos então aprofundar esta dualidade de elementos.
Mas primeiro: Sabia que a realização de eventos híbridos já é uma prática recorrente desde 2012? Segundo o CDC, devido a restrições orçamentais, os organizadores de eventos nem sempre conseguiram reunir tantos participantes presenciais como queriam, acabando por recorrer a audiências remotas. O que a pandemia fez foi decretar o virtual como a única alternativa viável durante os períodos de confinamento obrigatório.
O futuro digital dos eventos
Mesmo quando os eventos presenciais retomarem por completo, os benefícios comprovados dos eventos virtuais vão certamente permanecer na linha da frente. Na realidade, há uma teoria generalizada de que as audiências virtuais podem tornar-se o “novo normal” por inúmeras razões – que começam com a eliminação de restrições de deslocação e discrepâncias de fusos horários. A questão que se coloca é: se uma plataforma de eventos virtuais permite ultrapassar estes constrangimentos, porque não estamos há mais tempo a alcançar audiências globais, em vez de um número fixo de participantes?
Além disso, o processo de transformação digital da indústria deve posicionar-se em primeiro lugar face à catalogação de eventos com uma de três etiquetas – virtuais, híbridos, ou presenciais. É importante entendermos que o objetivo mais elevado deve ser o de produzir conteúdos suficientemente envolventes e adaptados às variáveis “onde” e “como” cada evento vai ser consumido, de forma consistente com cada canal. E, só depois, se torna relevante refletir sobre a escolha de parceiros tecnológicos, da plataforma de gestão de eventos certa, do melhor serviço de live streaming para eventos, e dos meios que vão servir para cumprir os objetivos de cada evento.
É altura de oferecer novas experiências de eventos através da utilização de ferramentas digitais, assegurando que a entrega de conteúdos se mantém suficientemente concisa e interativa para potenciar a taxa de envolvimento (especialmente em eventos virtuais). Se este tópico lhe despertou particular interesse, fique a par destas dicas para realizar eventos híbridos de sucesso em 2021.
Gestão de audiências distribuídas
Como os seres humanos são sociais por natureza, ainda dependemos em grande parte da conexão física e das interações presenciais para aprender e educar, estabelecer relações de networking ou, simplesmente, trocar ideias. Ao mesmo tempo, não podemos negar que adicionar a componente virtual à matéria de gestão de eventos pode criar um retorno global muito positivo sobre o investimento aplicado. No entanto, ter o melhor dos dois mundos implica também satisfazer as múltiplas expectativas de audiências distribuídas e requer, acima de tudo, uma forte especialização técnica e operacional para assegurar que os participantes do evento conseguem ter uma experiência omnicanal eficiente.
Embora a integração de públicos virtuais possa representar um benefício muito rentável no contexto de um evento híbrido, há também muitos desafios e considerações que os organizadores de evento devem entender. Por exemplo, a existência de limitações de horários das sessões presenciais do evento não deve interferir negativamente na experiência de participação virtual. Além disso, fusos horários diferentes podem igualmente afetar a disponibilidade de alguns oradores ou expositores, ou o número de visitantes remotos que participam em tempo real.
Dica 1: Defina a melhor forma de incorporar a sua audiência virtual e que partes da experiência presencial podem precisar de ser alteradas ou adaptadas para proporcionar um evento híbrido inclusivo e coeso. A segurança na proximidade física e a estratégia de produção e entrega de conteúdos devem continuar a ocupar o lugar central.
Dica 2: Pense estrategicamente no formato, duração, calendário, localização e, claro, nas ferramentas tecnológicas que o seu evento vai exigir. Se precisar, baseie o seu raciocínio nestas 5 ferramentas para realizar um evento híbrido de sucesso.
Consiga o melhor da produção de eventos híbridos com a beamian
Desde o início da sua existência que a beamian tem dado provas do seu know-how no planeamento e realização de eventos híbridos de sucesso. O que a nossa solução oferece é uma forma eficaz de colocar a tecnologia ao serviço dos objetivos de cada evento, alcançando novas audiências através dos seus canais preferidos, e de servir audiências presenciais de forma segura, apoiada por canais digitais. Produzimos resultados para os nossos clientes porque estamos conscientes de que servir audiências virtuais é completamente diferente de o fazer em ambientes presenciais (mesmo quando estamos a falar da mesma pessoa).