Skip to main content

Todos os organizadores têm como prioridade garantir uma experiência memorável para o seu público-alvo, desde o início ao final do evento. E, a melhor forma de garantir isso, é através do uso de uma ferramenta de captura de leads, que funciona primeiramente como um sistema de identificação digital de cada participante. Depois, esta tecnologia é potenciada, sendo utilizada como um meio de personalização. O objetivo é oferecer uma experiência mais integrada aos participantes e beneficiar os organizadores através recolha de dados importantes, que podem ser altamente valiosos para ações de follow-up ou para planear eventos otimizados no futuro.

O que é a personalização de eventos?

A personalização de eventos engloba todas as estratégias usadas para personalizar as interações que ocorrem antes, durante e depois de um evento – como táticas de ativação de marca – para melhor responder às necessidades e expectativas dos participantes. Por exemplo, após um participante fazer a sua inscrição no evento e preencher a sua função, setor de atividade ou a empresa onde trabalha, poderá ter acesso a ofertas personalizadas consoante essas informações. E o processo aplica-se da mesma forma a outros dados demográficos, interesses ou informações relacionados com o comportamento do consumidor, melhorando a oferta de experiências personalizadas no evento. É tudo uma questão de marketing de eventos!

Como personalizar a experiência do evento para os participantes?

1. Tudo começa com a gestão de inscrições em eventos

Como mencionado anteriormente, uma estratégia de registo eficaz vai fornecer dados valiosos que vão ajudar a compreender melhor o público. Além disso, num cenário pós-evento, esses dados serão ainda mais significativos. Na perspetiva do organizador, este terá acesso a diversos insights sobre quem esteve no seu evento, por quanto tempo permaneceu em sessões específicas, quais foram os horários de maior afluência ou mesmo quais foram os expositores mais visitados, permitindo analisar o sucesso do evento.

Ao incorporar soluções que potenciam o engagement dos participantes no evento – assim como tecnologias que usam smart badges, códigos QR ou mobile apps – irá melhorar a sua rede de contactos, bem como a partilha de experiências e informações entre marcas e participantes. Além de oferecer uma experiência mais interativa aos seus participantes, também saberá o que mais gostaram e onde passaram mais tempo. E esses dados podem ser usados para criar outros eventos personalizados com base nos interesses dos participantes.

Lição aprendida? Ao analisar os dados dos participantes antes do início do evento, poderá responder melhor às expectativas deles, captar a sua atenção e mantê-los interessados de maneira mais eficaz durante o evento.

2. Investir em mobile user experience

Como a maioria das pessoas acede às informações por meio de dispositivos móveis, é importante otimizar a responsividade do conteúdo para mobile e configurá-lo de forma a manter as informações claras e fáceis de ler.

No caso de estar a ser utilizada uma app durante o evento, notificações push poderão ser enviadas a todos os participantes ou a participantes específicos. Poderá também ser utilizada para lembrar as sessões que estão prestes a começar, para promover atividades de marketing, para enviar lembretes por e-mail ou simplesmente para conduzir inquéritos de satisfação do cliente num cenário pós-evento. As opções para promover e manter o interesse dos visitantes são realmente ilimitadas devido aos dados que foram capturados no processo de registro.

3. Faça da sua marca um ativo personalizado

A plataforma beamian é compatível com os objetivos de branding do seu evento. Desde os formulários de inscrição até landing pages específicas, cada um destes elementos pode ser customizado de acordo com as orientações do organizador do evento, a fim de criar uma experiência visual consistente para os utilizadores. E adivinhe? Essa sensação de que tudo foi cuidadosamente personalizado vai contribuir ativamente para aumentar a taxa de participação do seu público-alvo.

4. Usar uma solução digital para capturar leads torna os eventos mais simples e seguros

A personalização de eventos exige uma disrupção ao nível das soluções de recolha de leads e dados sobre o evento. Além disso, enquanto as medidas de distanciamento social são a chave para a contenção do vírus, as interações digitais entre expositores e participantes têm um papel crucial na retoma da indústria dos eventos. E, devido ao impacto da COVID-19, há uma necessidade emergente associada às tecnologias de interação contactless e sem papel.

A tecnologia beamian elimina a prática comum da troca de cartões de visita em papel graças a um sistema de partilha de contactos simples e intuitivo, facilitando a experiência para organizadores, expositores e participantes. Ao capturarem dados relevantes, os organizadores vão beneficiar de uma abordagem mais adaptada aos seus eventos, da oportunidade de oferecer conteúdo relevante aos participantes e, consequentemente, de oferecerem experiências memoráveis. Saiba exatamente como a tecnologia de captura de leads pode funcionar para o seu próximo evento.

Com a tendência crescente dos profissionais de marketing investirem em eventos, a necessidade de oferecer uma experiência de evento simplificada e única está a tornar-se cada vez mais indispensável. A adoção de estratégias de personalização para eventos ao vivo, virtuais ou híbridos pode realmente ajudar a atingir os seus objetivos e a melhorar o ROI do seu evento, seja por gerar mais retorno ou por favorecer o estabelecimento de melhores relações comerciais.

Comece já a organizar o seu evento com mais eficácia.

Fale connosco! Vamos mostrar-lhe como recolher os dados em tempo real necessários para oferecer a melhor experiência possível aos participantes do seu evento.