Skip to main content

Porque vale a pena transmitir o seu evento ao vivo?

O streaming de vídeo tornou-se o epicentro das ferramentas e táticas para envolver participantes virtuais. Com um papel fundamental no panorama tecnológico dos eventos, é o meio ideal para transmitir globalmente o seu evento, ao mesmo tempo que representa um canal de exibição de conteúdos online compatível tanto com os grandes ecrãs das venues, como com dispositivos móveis.

Outro aspecto chave é que esta oportunidade de aumentar o alcance de eventos através de um serviço de streaming profissional não faz só sentido para eventos de grande dimensão. A transmissão de vídeo ao vivo é na verdade um investimento rentável para muitos tipos e tamanhos de eventos que atingiram a sua lotação máxima – incluindo pequenos eventos corporativos ou de música que podem precisar de atingir uma audiência mais vasta.

Se vai realizar um evento híbrido, considere investir em ferramentas de vídeo capazes de entregar uma experiência de visualização e comunicação remota de elevada qualidade. Saiba como escolher as melhores ferramentas de vídeo para eventos virtuais.

A importância da qualidade do live streaming

Os organizadores de eventos não prescindem da alta qualidade numa solução de live streaming porque, ao contrário de vídeos pré-gravados que podem ser cortados e editados posteriormente, a transmissão ao vivo funciona muito à semelhança do que acontece na televisão – em direto e sem censura. Devido a esta momentaneidade, em que tudo acontece em tempo real, é de extrema importância testar previamente a qualidade das transmissões, antecipando se será possível transmitir um evento ao vivo sem grandes imprevistos.

Sabia que os organizadores de eventos arriscam perder até 25% das suas receitas quando a qualidade de transmissão ao vivo dos seus eventos é inferior ao desejável?

Além disso, ao transmitir ao vivo os seus eventos virtuais ou híbridos, a qualidade do live streaming vai impactar diretamente a experiência e taxa de participação do evento. E uma vez que a qualidade da transmissão ao vivo é de primeira importância para quem visualiza, deve também ser uma prioridade para quem é responsável pela transmissão do evento.

Saiba mais: Live streaming para eventos: Como escolher?

Como melhorar a qualidade do streaming (e funcionalidades principais a ter em conta)

Antes de mais, é importante frisar que a utilidade de alguns dos seguintes pontos só será mais evidente para quem tiver a seu encargo as fases de captação, processamento e transmissão de imagem do live streaming do seu evento. Tipicamente, transmitir um evento ao vivo requer competências técnicas e experiência que a maioria dos organizadores de eventos não possui – acabando por ser um serviço subcontratado a parceiros especilizados.

  • Se tudo correr bem, a sua maior preocupação será ter uma boa ligação à Internet – que precisa de ter velocidade suficiente para manter todo o fluxo (para efeitos de transmissão ao vivo, a largura de banda deve ser, pelo menos, o dobro da taxa de bits de transmissão);
  • Procure uma plataforma de vídeo profissional que forneça soluções de gestão e alojamento de vídeos, quer sejam para utilização pública ou privada. Normalmente estes softwares também incluem características específicas para a monetização do evento e segurança do fluxo de streaming;
  • Invista em equipamento técnico de qualidade (câmaras full HD ou 4K são as melhores opções para a transmissão profissional);
  • Verifique as configurações recomendadas do codificador de streaming ao vivo ao converter os vídeos em direto do evento em formatos compatíveis para transmissão;
  • Escolha uma boa rede de entrega de conteúdo (em inglês CDN – Content Delivery Network) – sendo que as melhores plataformas de armazenamento de vídeo integram com CDNs relativamente potentes, por isso, se escolher bem, já vai estar a usufruir de uma rede de entrega de conteúdo global e fiável;
  • Crie condições de transmissão em multi-bitrate para oferecer uma gama mais vasta de qualidades de transmissão, melhorando assim a globalidade da experiência para os visualizadores;
  • Escolha a melhor resolução de vídeo e a proporção de tela mais adequada para que quem estiver a assitir ao streaming consiga ter uma experiência de visualização nítida (atenção que a resolução mais alta nem sempre é a melhor resolução);
  • Teste repetidamente todo o fluxo de streaming e o equipamento – não se esqueça também de verificar todos os video embeds, testar a qualidade do vídeo a diferentes níveis de bitrate e testar com ligações à Internet lentas e rápidas, a fim de corrigir questões de buffering.

Como ultrapassar as questões de segurança mais comuns

Como qualquer outra solução que actue no ciberespaço tecnológico, o live streaming para eventos vem com um lote de preocupações de segurança com os quais a indústria ainda não se tinha deparado. Os exemplos seguintes podem não fazer de si um especialista, mas pelo menos vão ajudar na assimilação dos desafios de segurança mais críticos e respetivas soluções:

Problema: Violação dos direitos de autor e da propriedade intelectual 
Solução: Elabore um documento de política de segurança que proíba a partilha externa de material privado.

Problema: Partilha de dados privados
Solução: Certifique-se de que não inclui qualquer informação pessoal, sigilosa ou confidencial em material de vídeo público – tais como números de telefone, endereços de morada, palavras-passe, assets de design internos ou mesmo código que possa ser copiado. 

Problema: Roubo de transmissões de vídeo em direto
Solução: Não há forma de impedir completamente que vídeos transmitidos ao vivo sejam roubados, apesar de existirem algumas dicas mais técnicas que podem dificultar a vida aos cibercriminosos. A melhor forma de impedir o roubo é usar um servidor de streaming fiável e mudar para uma plataforma de vídeo “empresarial” (ao contrário do YouTube ou do Vimeo). Se o roubo já tiver ocorrido, recomendamos que monitorize as diversas plataformas de publicação de conteúdos de live streaming roubados.

Problema: Streaming não autorizado
Solução: Investa numa plataforma que permita apenas aos utilizadores autorizados transmitir conteúdos, evitando situações indesejáveis.

Problema: Servidores partilhados problemáticos
Solução: Opte por uma solução cloud-based. A plataforma de live streaming da beamian é alojada pela Amazon Web Services (AWS), que utiliza os centros de dados mais seguros da indústria para permitir um desempenho de vídeo rápido, seguro e construído à escala.

Problema: Erros de segurança com palavras-passe
Solução: Certifique-se de que as suas palavras-passe são suficientemente longas e contêm uma boa mistura de números, letras e caracteres especiais – sem nunca incluir informações pessoais ou identificáveis. Deve também incluir uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas. 

Conclusão

Com os eventos híbridos em ascensão no modelo digital das empresas, é normal vermos soluções de live streaming cada vez mais como uma tendência na procura de características essenciais em softwares de gestão de eventos. E como continua a ser uma prioridade para as organizações integrar o arsenal de ferramentas de planeamento de eventos num ecossistema que possa funcionar em simbiose, faz sentido procurar uma plataforma de eventos que já ofereça um serviço profissional de streaming. Embora existam alguns problemas de qualidade de vídeo/áudio que podem ser previamente identificados e corrigidos, outros só serão realmente evitados com níveis de desempenho profissional.

Fale connosco! Vamos mostrar-lhe como transmitir o seu evento ao vivo com maior velocidade e usabilidade, através de uma solução que vai funcionar em prol dos objetivos do seu evento.