Devido à situação de pandemia mundial, a indústria dos eventos tem vindo a adaptar-se rapidamente a potenciais novos cenários. E as feiras de emprego não são exceção. Na verdade, com o surgimento das tecnologias interativas, as feiras de emprego virtuais têm vindo a mostrar-se fortes concorrentes às feiras de emprego tradicionais – pois proporcionam inúmeros benefícios por apenas uma fração do custo de um evento ao vivo. Teremos alcançado uma forma de recrutamento vencedora?
O que é uma feira de emprego virtual?
Uma feira de emprego virtual não é nada mais que um evento híbrido ou virtual, mas orientado para o setor de recrutamento e seleção. Continua a tratar-se de fornecer acesso virtual a um público global, mas orientado e personalizado segundo as necessidades das empresas recrutadoras e dos interesses dos candidatos.
Conheça os 4 passos para organizar uma feira de emprego virtual.
O que é uma feira de emprego híbrida?
Uma feira de emprego híbrida ocorre tanto num ambiente físico como digital, combinando simultaneamente as características de uma feira de emprego virtual e presencial. Por exemplo, o organizador pode reunir candidatos e empresas de recrutamento num espaço físico, potenciando a troca de experiências através da interação humana entre os intervenientes.
Por outro lado, as mesmas empresas dispõem de um expositor virtual para que os candidatos que estão a participar remotamente consigam ver as ofertas de emprego e candidatar-se online.
As feiras de emprego híbridas podem aumentar a afluência e a eficácia do evento, uma vez que é uma opção que se adequa tanto a candidatos extrovertidos como introvertidos. O resultado? Uma maior qualidade na contratação e o acesso a informações baseadas em dados obtidos na recolha de candidaturas.
Benefícios do recrutamento virtual
Além de cumprir as diretrizes atuais de saúde pública para a realização de eventos ao vivo, as feiras de emprego virtuais e híbridas são opções atraentes que incentivam a interação entre recrutadores e candidatos.
A vantagem principal é que os recrutadores conseguem estar em contacto com mais candidatos por via do recrutamento virtual ou híbrido. E isso é particularmente importante para empresas de recrutamento com dimensões menores, que são incapazes de recolher candidaturas em grande escala em ambientes físicos. Além disso, o número de visitantes no evento será maior e as entrevistas online farão diminuir o tempo necessário para completar o processo de recrutamento.
Na perspetiva dos candidatos, estes podem agora explorar num cenário 100% virtual todas as ofertas de emprego, ter acesso a informações sobre os empregadores e interagir com os recrutadores de forma segura. Podem ainda submeter o seus CVs online para conseguirem realizar as suas candidaturas de forma instantânea.
As feiras de emprego virtuais e híbridas atraem 7x mais visitantes devido à sua capacidade ilimitada e por beneficiarem de uma transmissão ao vivo durante 24h por dia, 7 dias por semana, favorável para qualquer fuso horário.
Mas existem outras grandes vantagens que estão estritamente relacionadas entre si, como por exemplo:
- Custo-benefício: Uma solução tecnológica projetada para feiras de emprego e uma sessão de formação (para que os recrutadores aprendam a utilizar com sucesso o recrutamento online) serão os únicos custos inerentes à organização desta tipologia de feira de emprego;
- Setup mais rápido e simples: Os organizadores conseguem estar preparados para realizar o evento em apenas algumas semanas, em vez de meses;
- Acesso a dados analíticos durante e após o evento: O que irá permitir a monitorização dos níveis de engagement durante o evento e até mesmo as ações de follow-up pós-evento, de modo a obter os melhores resultados em termos de contratação;
- Recrutadores e candidatos não necessitam de se deslocar: Não existe mais o risco de oportunidades valiosas de networking serem perdidas devido às distâncias geográficas;
- Acesso a uma base de dados de candidatos a nível global: O que facilita o processo de procura do candidato ideal para uma dada vaga;
- Não é utilizado papel no registo de informação: Todo o conteúdo para download está disponível em apenas um lugar, o que tornará o processo de recrutamento mais simples e eficiente para todas as partes envolvidas. E, claro, mais sustentável!
A solução beamian para as feiras de emprego permite aos recrutadores e candidatos conectarem-se virtualmente e de forma segura.
Sabendo que as feiras virtuais de emprego não são apenas o futuro, mas também as preferidas pelos candidatos (especialmente para os passivos), desenvolvemos diligentemente uma nova solução para feiras de emprego. Além disso, sabemos há muito tempo que os currículos em papel são um conceito do passado.
Assim, de forma a eliminar todas as limitações e constrangimentos das feiras de emprego tradicionais, a solução beamian para feiras de emprego foi criada especificamente a pensar nas necessidades dos recrutadores, empresas de recrutamento, organizadores de eventos, instituições de ensino e candidatos.
A nossa solução é entregue como um serviço que pode contar com suporte local ou remoto, dependendo das necessidades do evento, e pode ser utilizada para eventos físicos, híbridos e virtuais.
Esta solução inédita oferece informações em tempo real e inclui mais de 20 funcionalidades, como expositores virtuais, uma plataforma para realizar entrevistas online através de videochamadas, gestão de agendas pessoais, chat online e a possibilidade de fazer live streaming com Q&A para workshops e sessões de esclarecimento.