Como é que o fator híbrido pode gerar maior rentabilidade para quem organiza eventos?
Existindo uma necessidade clara de transformar digitalmente o setor dos eventos – que passa por explorar o alcance global dos eventos híbridos – o conceito de gestão de audiências distribuídas (virtuais e presenciais) está a emergir como uma forma viável e rentável de reunir pessoas num mundo durante e pós-pandemia. Neste sentido, a escolha da tecnologia, da plataforma e dos canais que vão servir uma audiência tendencialmente híbrida, é essencial para o cumprimento dos objetivos e dos requisitos de lotação de cada evento.
O que é que isto significa? Se a rentabilização da indústria passar por uma adaptação significativa à forma como se entrega e consome conteúdo, então essa transformação deve passar pela adoção de uma infraestrutura omnicanal – capaz de servir simultaneamente audiências virtuais e presenciais. Neste sentido, é importante percebermos que servir audiências diferentes implica produzir conteúdo adequado ao meio onde o evento vai ser consumido. E, também, que a gestão de eventos de sucesso passa por adaptar e entregar conteúdo de forma integrada e coerente com cada canal, na clara consciência de que cada público terá as suas próprias exigências e um comportamento completamente distinto mediante o meio onde vai experienciar o evento.
Se pensarmos bem, a existência de audiências que diferem em relação à forma como preferem consumir o conteúdo de um evento sempre foi uma realidade – com ou sem limitações impostas pela pandemia. Assim, a gestão de eventos de sucesso passa por pensar primeiro na digitalização e, logo depois, na forma como podemos servir audiências distribuídas, através de estratégias e planos de produção adaptados.
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O processo de adaptação da Exponor Exhibitions com a beamian
À semelhança de outros operadores do setor, a marca da Exponor ligada ao negócio das feiras – a Exponor Exhibitions – está a passar por uma fase de adaptação por forma a dar continuidade à sua missão de aproximar pessoas, rumo à segurança e a uma rentabilização superior do negócio.
Desde 2018 que a beamian e a Exponor celebram uma colaboração de sucesso que atua no espaço tecnológico dos eventos, assumindo agora uma parceria altamente competitiva face à nova “normalidade” do setor. O maior recinto de feiras e congressos em Portugal está atualmente, e de forma precursora, a tirar partido das funcionalidades 2.0 da plataforma de gestão de eventos da beamian.
Com o objetivo claro de privilegiar a segurança das ligações entre as pessoas, são estas as soluções da beamian que a Exponor Exhibitions vai utilizar para a gestão de sucesso dos seus eventos futuros:
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Acreditação eletrónica
A solução de check-in eletrónico da beamian vai ajudar a gerir de forma eficiente e segura o momento da chegada dos visitantes aos eventos presenciais da Exponor. O objetivo é tirar partido de uma forte componente digital para reduzir a concentração de pessoas à entrada do recinto das feiras e simplificar a experiência do evento, logo desde o ínicio.
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Controlo de lotação
A partir do momento do registo – onde os dados dos visitantes vão ser associados a QR Codes como forma de identificação digital – vai ser possível controlar as entradas e saídas do recinto, de salas de conferência, sessões específicas e áreas VIP, com acesso a números em tempo real.
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Identificadores eletrónicos
Para privilegiar a segurança e eficiência dos contactos estabelecidos entre profissionais, a leitura de QR Codes é um requisito valorizado pela Exponor Exhibitions – que colocou um fim à troca de cartões de visita e brochuras em papel, dando prioridade à digitalização de processos e interações.
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Montra virtual de produtos
Como as edições presenciais das feiras vão ser de duração e lotação limitada – a Exponor Exhibitions vai apostar em manter disponível o catálogo de produtos de cada expositor numa interface pública, acessível por qualquer pessoa na plataforma virtual da feira. Desta forma, os eventos da Exponor vão também posicionar-se como um ponto de referência online à disposição dos fornecedores das mais diversas áreas.
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Ferramentas de networking
Para além da adoção de novas táticas de captura de leads, que contam com soluções tecnológicas para promover a segurança das interações estabelecidas pessoalmente, criar uma rede de contactos online é agora mais fácil. A Exponor Exhibitions vai oferecer a todos os participantes a oportunidade de se conectarem via chat ou vídeo, sendo que as reuniões entre profissionais vão poder celebrar-se fora do contexto das edições presenciais.
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Site público
A Exponor Exhibitions vai ainda permitir que qualquer profissional consiga aceder virtualmente às suas feiras, como complemento às edições presenciais. Esta ferramenta vai inclusivamente funcionar em regime pré-evento, o que significa que os interessados vão poder ver previamente o que cada evento tem para oferecer. Tudo isto sem necessidade de registo prévio, de forma a que a partilha de dados não seja um requisito inicial.
O testemunho da Exponor Exhibitions
”A Exponor Exhibitions tem como objetivo assumir-se, cada vez mais, como uma entidade que proporciona experiências de negócio como um ecossistema. Tendo em mente este ambicioso objetivo, criamos, em conjunto com a beamian, um novo modelo de negócios que contribuirá para envolver as comunidades, guiar o público por territórios desconhecidos e encontrar os clientes onde eles estiverem.
A pandemia acelerou o processo de transformação digital da Exponor Exhibitions, bem como das suas feiras, onde o online e o híbrido assumem um papel complementar a desempenhar junto dos eventos presenciais.
As novidades são imensas e passam pela criação de um marketplace, a migração completa para eventos contactless e ferramentas de qualificação e conversão para eventos de sucesso.
O nosso propósito permanece o mesmo - Aproximar pessoas. Acreditamos na conexão humana e que nenhum recurso substituirá completamente um encontro pessoal. Contudo, estamos certos que o digital potenciará mais interações e melhores oportunidades.
Carla MaiaDiretora de Marketing da Exponor