Um evento híbrido é a solução certa para si?
Não é apenas “para inglês ver” que os organizadores e expositores se esforçam por proporcionar experiências de eventos memoráveis às suas audiências. No fim das contas, trata-se de cumprir os objetivos relativos a oportunidades de negócio e números de vendas. Tente encontrar uma correlação entre os seus objetivos e os principais benefícios de um formato de evento híbrido, e terá a sua resposta.
Pense de forma simples. Se tem evidências que uma audiência mais vasta e pontos de contacto multi-canal podem ajudar a escalar o seu negócio, ou se acredita que conseguirá melhores oportunidades de patrocínio com maior flexibilidade e acessibilidade ao evento – porque não mudar o chip e tornar o seu evento híbrido?
Quer chegue ou não à conclusão que o híbrido é o caminho a seguir para impulsionar o seu negócio, sugerimos que dê uma vista de olhos a estas ferramentas para realizar um evento híbrido de sucesso.
Comunique as opções de participação aos visitantes
Quando se trata de explorar o alcance global dos eventos híbridos, é essencial certificar-se de que os seus participantes – presenciais e remotos – compreendem as suas opções para que saibam o que esperar de ambas as experiências. Deixe claro na página do evento que existem duas formas de participação no evento, diferentes no espaço, ou vá mais longe e incentive a experiência de ambas em simultâneo. Além disso, certifique-se de que está a registar a forma como os participantes preferem participar no evento através do formulário de inscrição.
Ofereça conteúdo on demand e experiências partilhadas
Uma das principais dicas para realizar eventos híbridos de sucesso é comunicar com base numa estratégia de conteúdo digital que englobe as necessidades de ambos os públicos. A comunicação à distância e a interatividade entre canais vão ter um impacto direto na forma como os eventos híbridos são experienciados. O conteúdo deixa de ser meramente exibido ou partilhado no local, para assumir uma forma mais fácil de registar, descarregar, transferir e consumir – é por isso que o futuro dos eventos é phygital.
Portanto, sim, a tecnologia para eventos torna-se imprescíndivel se quiser ter sucesso na produção e entrega de conteúdo a todas as suas audiências. Felizmente, a maioria das plataformas de eventos híbridos permite aos participantes encontrar facilmente conteúdos transmitidos ao vivo e on-demand.
Disponibilize opções simples e claras para networking e colaboração
Um fluxo de comunicação bidireccional é essencial para que o seu evento híbrido decorra sem problemas, independentemente do “quando” e “onde” do conteúdo que vai oferecer. Quando se realiza um evento híbrido, está-se a fazer a ponte entre um evento presencial e virtual, ligando assim pessoas separadas por quilómetros de distância. O grande desafio reside em controlar a sucessão de acontecimentos do evento para os participantes, mas também para os oradores, expositores e patrocinadores – sendo que estes players devem também ter as suas próprias ferramentas de controlo remoto.
Ofereça a tecnologia e ferramentas certas para reuniões e interações
E porque eventos de sucesso são feitos de pessoas presentes, conectadas entre si, e uma vez que os eventos híbridos têm um foco particular no live streaming, é melhor estar a par destas ideias e tácticas para envolver participantes virtuais. É claro que também pode (e deve) facilitar a troca de interações ao vivo, desenvolvendo novas formas de conexão visitante-expositor através de soluções contactless para eventos.
No final do dia, a organização de eventos híbridos de sucesso (como em qualquer evento) tem a ver com a criação de novos fluxos de receitas e com a extensão das relações estabelecidas no decorrer do evento. Tudo suportado pela tecnologia.