O DÃO Capital presenteou a cidade de Lisboa com os melhores vinhos da região durante o fim-de-semana, num ano em que celebra 110 anos de história, para promover a qualidade e elegância dos vinhos da região.
Mais um evento de sucesso do DãoWines que contou com 32 produtores de vinhos, um fumeiro, uma queijaria da região e uma casa cheia de visitantes apreciadores das excelências vinícolas apresentadas.
Pela primeira vez, o Dão Capital entregou aos seus visitantes a experiência do copo de vinho inteligente, uma novidade que permitiu aos visitantes assinalar os seus vinhos preferidos apenas encostando o seu copo ao leitor do produtor do vinho, assegurando assim, a receção após o evento de um sumário dos vinhos provados, as respetivas características e os pontos de venda onde os pode adquirir.
O copo de vinho inteligente pretende eliminar as tradicionais preocupações de anotar ou guardar informações relativas aos vinhos preferidos. Os visitantes usufruem de um momento totalmente dedicado à degustação dos vinhos e à partilha das histórias em torno do vinho, enquanto os produtores beneficiam do conhecimento adquirido sobre o seu desempenho e sobre os seus vinhos.
O desenvolvimento tecnológico aplicado aos eventos de vinhos traz para este mercado o valor dos dados. O produtor das tradicionais vinhas ou um produtor de agricultura moderna, ambos podem auferir um novo conhecimento proveniente dos dados que são possíveis de ser capturados nos ambientes físicos, como os eventos gastronómicos e as provas de vinho. Isto significa, que com o copo inteligente os produtores recebem informações que lhes permite identificar as preferências dos seus consumidores, quantificar o número de provas marcadas como favoritas, apontar padrões de gosto dos provadores e entender melhor os interesses do seu público.
Este é um caminho que a área vinícola irá certamente seguir tal como outras áreas já começaram a investir, no sentido de acompanharem a transformação digital, aproximando-se dos consumidores e obtendo maior conhecimento sobre os mesmos. Para esse efeito, os dados têm um valor imenso. E são esses dados que o copo de vinho inteligente consegue captar no momento por excelência da prova do vinho, e que podem ser cruzados com outras fontes de dados potenciando assim o crescimento das marcas através da qualidade da informação.
Se quiser saber mais sobre as soluções beamian ou se tiver dúvidas, fale connosco!