Pode representar uma associação de estudantes ou um gabinete de saídas profissionais, ser um líder a nível global em recrutamento especializado ou mesmo uma grande empresa de consultoria. Uma coisa é inerente a qualquer dos cenários, a migração para as feiras de emprego virtuais é na verdade uma boa notícia para quem for capaz de se adaptar. Isto porque, no limite, uma configuração virtual vai expandir o leque geográfico de aquisição de talento e abrir novas portas para a personalização do processo de recrutamento. Além disso, vai trazer novas oportunidades para comunicar culturas empresariais e promover a interação dos candidatos.
1. Benefícios da realização de uma feira de emprego virtual
As feiras de emprego virtuais são, nada mais, nada menos do que eventos online orientados para o setor do recrutamento e seleção, especificamente configurados à medida das necessidades das empresas recrutadoras e dos candidatos.
Um dos maiores benefícios das feiras de emprego virtuais está relacionado com o acesso online que passa a ser fornecido a um público global e muito mais vasto, considerando a facilidade de acesso. Isto para não mencionar a redução de custos e poupança de tempo, a segurança das interações estabelecidas, a facilidade em medir o ROI, o aumento do envolvimento dos candidatos através de ferramentas de networking interativas e a possibilidade de oferecer uma experiência de recrutamento personalizada a candidatos específicos. Além disso, a conexão digital com potenciais contratações é estabelecida de forma mais rápida comparativamente com eventos de recrutamento presenciais. A propósito, veja algumas dicas sobre como acelerar o processo de recrutamento com feiras virtuais.
Na verdade, as feiras de emprego virtuais surgiram como uma solução dinâmica para ajudar os recrutadores a libertarem-se de todas as limitações associadas às feiras de emprego tradicionais.
2. Escolher uma plataforma virtual para feiras de emprego
Quando a conexão com candidatos não pode acontecer pessoalmente, é crucial optar por uma solução que possa apoiar todos os requisitos de uma experiência de recrutamento virtual, ou seja, que integre as melhores ferramentas para feiras de emprego virtuais, tal como o vídeo. Isto porque usufruir de funcionalidades de vídeo nativas é a única forma de oferecer uma experiência totalmente ininterrupta (sem pop-ups ou links externos).
Certifique-se de que o seu software para feiras de emprego virtuais disponibiliza ferramentas de vídeo interativas para manter os seus participantes envolvidos e captar insights relevantes com base nas suas interacções, para que possa compreender o impacto e o ROI da sua feira de emprego virtual.
Conheça a flexibilidade da plataforma para feiras de emprego virtuais da beamian e realize os seus eventos de recrutamento com poderosas ferramentas de networking, desde stands virtuais, chat online e entrevistas por vídeo-chamada até à possibilidade de organizar sessões específicas, tais como webinars e workshops.
3. Foco na estratégia e planemaneto
Como em qualquer outro evento, não é possível organizar uma feira de emprego virtual de um dia para o outro. É importante não passar por cima da fase inicial de levantamento de necessidades, desde recursos, calendarização, tamanho da audiência e despesas até à selecção da plataforma certa, que deve incluir todas as funcionalidades necessárias.
Aqui estão alguns dos aspectos a considerar no planeamento da sua próxima feira de emprego virtual:
- Tipologia e objetivos;
- Número estimado de candidatos;
- Número estimado de empresas;
- Custos com tecnologia (plataforma virtual);
- Existência / inexistência de patrocínios;
- Conteúdos a disponibilizar;
- Calendarização de sessões específicas, como webinars ou workshops.
Para além do planeamento com antecedência, e se estiver à procura de dicas mais operacionais , fique a conhecer os 4 passos para organizar uma feira de emprego virtual de sucesso.
4. Simplificar os processos de inscrição e promover o evento
Gerir inscrições em eventos de forma eficaz vai contribuir para o aumento do número de candidatos que completam o processo de registo, impulsionar a experiência virtual e gerar uma primeira impressão mais positiva sobre o evento.
Permita que os candidatos se tornem totalmente autónomos através de uma solução de inscrição online que lhes permita, de forma rápida e intuitiva, fazer o upload das suas informações pessoais e CVs. Da mesma forma, ofereça aos recrutadores a possibilidade de carregarem informações sobre as empresas, de personalizarem as ofertas de emprego e de partilharem conteúdos atrativos e em diversos formatos com os candidatos.
Independentemente de como vai promover a sua feira de emprego virtual, assegure-se de que o público vai percecionar a sua comunicação como clara. Pode ainda aproveitar oportunidades de co-branding (tais como parcerias com patrocinadores, se aplicável), incentivar empresas e estudantes a promoverem a sua feira de emprego e personalizar convites para diferentes segmentos de candidatos.
5. Que ferramentas podem diferenciar a sua feira de emprego virtual
- Zona de Expositores Virtual: Uma vista bem estruturada das empresas recrutadoras presentes permitirá aos candidatos pesquisar facilmente por nome da empresa, aplicar filtros relevantes ou mesmo descarregar um resumo com todos os detalhes da empresa.
- Stands Virtuais Atrativos: Ofereça aos recrutadores a possibilidade de personalizarem os seus stands virtuais, os quais devem ter responsividade em mobile, por forma a promoverem a ação por parte dos candidatos (através da partilha imagens, vídeos, links para redes sociais e conteúdos premium).
- Chat Online: Outra dica para impressionar é possibilitar aos seus candidatos o estabelecimento de interações com os recrutadores via chat, para que possam decidir de forma mais contextualizada a que vagas disponíveis se pretendem candidatar.
- Processos de Candidatura Intuitivos: Permita que os estudantes consigam aceder prontamente aos detalhes de cada vaga e candidatarem-se através de um simples clique.
- Entrevistas por Vídeochamada: Assegure que todas as candidaturas ficam imediatamente visíveis para os recrutadores, para que estes possam agendar entrevistas por vídeochamada com mais relevância e atempadamente.
- Gestão Flexível: Os recrutadores devem ser capazes de facilmente adicionar novas ofertas de emprego e remover ou editar as anteriores. Permita também que pesquisem por candidatos com qualificações específicas, descarreguem os seus CVs e agendem entrevistas.
- Agendas Pessoais: Ofereça visibilidade sobre todas as sessões disponíveis, como sessões pré-agendadas e entrevistas numa agenda pessoal consolidada, tanto a candidatos como a empresas.
- Transmissão ao Vivo e Sessões de Q&A: É importante garantir que a sua plataforma para feiras de emprego virtuais integra nativamente sessões de transmissão ao vivo e sessões pré-gravadas. Desta forma, vai evitar eventuais problemas de integração de sistemas.
- Relatórios e Análises Estatísticas: Quando o seu evento terminar, certifique-se de que terá uma visão abrangente de todas as suas sessões e os dados certos para compreender o impacto e o ROI da sua feira de emprego virtual.
6. Manter os candidatos envolvidos e informados
Um dos objetivos principais de qualquer organizador de eventos é melhorar a experiência e a taxa de participação dos seus participantes, porque é isso que vai fazer realmente a diferença para o sucesso da sua feira de emprego virtual. Se pensarmos nisso, os candidatos envolvidos vão inclusivamente tirar mais partido do processo de recrutamento, interagir mais, submeter mais candidaturas e incentivar outros a fazê-lo também.Saiba mais sobre como potenciar a taxa de envolvimento em eventos virtuais.
7. Recolha feedback sobre a sua feira de emprego virtual
O contacto entre recrutadores e candidatos num cenário pós-feira de emprego virtual é uma ação fundamental, uma vez que as conversas online são tipicamente mais curtas do que em eventos presenciais, e acontecem essencialmente através de chat ou vídeo.Assim, tal como os recrutadores e candidatos devem estar cientes da melhor forma de manterem contacto uns com os outros, é igualmente importante que os organizadores obtenham feedback das empresas e candidatos, a fim de medir o sucesso em eventos virtuais.