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A recolha de leads em eventos é uma das principais razões pelas quais as empresas investem tempo e dinheiro em ações de exposição e ativação de marca. No entanto, a recolha de dados dos participantes com caneta e papel ou mesmo através de uma folha de cálculo pode ser desgastante, e levar à perda ou registo de dados de contacto incorrectos. É aí que entram as apps de captura de leads – que permitem a partilha de contactos em tempo real através de ferramentas digitais, ao mesmo tempo que aumentam a qualidade das leads e asseguram que o evento é compatível com o RGPD.

O que é a captura de leads e a recuperação de dados?

De facto, existe uma diferença considerável entre aquilo a que se refere a captura de leads e a recuperação de dados por parte dos expositores de um evento, para além do nome – que reside em quem gere os dados do evento. Com a recuperação de dados, os expositores recebem as informações de contacto em segunda mão através do organizador do evento ou de um potencial parceiro de tecnologia para eventos. Neste caso, não existe controlo sobre os dados recebidos – apenas sobre os dados recuperados.

Em contraste, com uma solução de captura de leads, é possível que os expositores de um evento se tornem mais autónomos na recolha de contactos qualificados. Neste caso, existe uma gestão integral sobre os dados pessoais que os participantes do evento decidem partilhar e o acesso aos mesmos é imediato, não existindo qualquer dependência de terceiros para os receber.

Assim, e se está à procura de novas tácticas de captura de leads para o seu evento, deve compreender que estas constituem uma fonte importante de rendimento para o crescimento do negócio, sendo crucial considerar quem terá controlo sobre as leads geradas – se vai ser da responsabilidade dos expositores, do organizador, ou o parceiro tecnológico do evento.

Como podem os expositores e patrocinadores beneficiar com a ferramenta certa de captura de leads?

Em poucas palavras, um bom software de captura de leads para eventos vai permitir aos expositores e marcas alimentar os seus pipelines de vendas, impulsionando novas oportunidades de negócio à medida que interagem com os participantes. Ainda para mais se tirarem partido de soluções contactless para esse fim, podendo garantir a fluidez do processo digital de partilha de contactos mesmo em stands que recebem centenas (ou milhares) de participantes no decurso de um evento mais movimentado. É como uma ação de “tap to share” que acontece numa fração de segundos, mas sem contacto.

Imagine recolher dados de participantes em escala através de credenciais com tecnologia NFC ou que utilizam códigos QR, sem a necessidade de apontar tudo ou de trocar cartões de visita em papel suscetíveis de serem perdidos. Além disso, a equipa de vendas vai conseguir visualizar as leads no momento exato em que são registadas via plataforma de gestão de eventos, que está totalmente integrada com o hardware, o que significa que alguém vai poupar tempo valioso com a introdução manual de informações de contacto numa base de dados. Desta forma, também as ações comerciais de follow-up se tornam mais direcionadas e contextualizadas, sendo possível aplicar filtros por cargo, nome da empresa e outros dados demográficos relevantes.

Veja qual o melhor para o seu evento: QR code ou smart badge

Pode melhorar a experiência dos participantes?

Vamos dar um sim como resposta. Se pensarmos bem nisso, a chegada dos eventos virtuais em larga escala aumentou a expectativa do público em relação ao uso de pontos de contacto digitais, mesmo em eventos presenciais – com 61% dos inquiridos dispostos a pagar mais por uma melhor experiência de marca, de acordo com o 2022 CX Trilemma Report. Mais do que nunca, as pessoas estão à procura de novas formas de interagir e deixar a sua marca.

Fique a par dos novos aspectos que conduzem a experiências de eventos inesquecíveis.

Desde o pré-evento ao dia D e depois do evento

O que vai precisar para um evento de sucesso

A gestão de eventos de sucesso pressupõe a utilização de uma solução modular capaz de dar resposta às várias fases do ciclo de vida de um evento, desde a gestão de convidados numa fase inicial até à criação de um ambiente em rede propício à captura de leads. Dito isto, estas são as principais características que deve procurar para escolher o software de gestão de eventos certo:

  • Formulários de registo digitais;
  • Solução de venda de bilhetes com opção de add-ons e códigos promocionais;
  • Check-in eletrónico no local;
  • Controlo de acessos e lotação;
  • Customização da página web do evento com destaque de patrocinadores;
  • Opção de configuração do evento em regime white label;
  • Ferramenta de captura de leads além de códigos QR (veja aqui porque é que o contactless vai levar o seu evento ao sucesso);
  • Acesso a dados em tempo real e dashboards personalizados.

Como escolher a solução tecnológica certa para a sua feira profissional

Principais aspetos a considerar

Provavelmente já se deparou com algumas das questões mais pertinentes que surgem depois de uma feira profissional ou de um evento de networking. Alguns exemplos:

  1. Quantas reuniões foram feitas/agendadas no decorrer do evento?
  2. Quantas dessas reuniões incluíram decisores?
  3. Qual o impacto do evento no fecho de negócios e na geração de novas oportunidades para o pipeline de vendas?

A verdade é que apesar dos eventos oferecerem oportunidades únicas para o estabelecimento de uma boa rede de contactos, a maioria das empresas continua a ter uma abordagem superficial quando se trata de medir o retorno do investimento da presença no evento. Desta perspetiva, é fácil justificar a utilização de uma ferramenta de captura de leads que permita recolher 40x mais leads qualificadas. Com a beamian, é possível levar o networking presencial a um novo nível de interatividade, através de smart badges com tecnologia sem contacto, que tornam qualquer interação mensurável e que se traduzem numa ferramenta valiosa para expositores e patrocinadores.

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