Neste momento, a maioria de nós já se apercebeu que embora o presente esteja a ser salvo pelo virtual, o futuro da indústria dos eventos espera-se híbrido. E esta transição suave dos eventos online para os eventos híbridos, juntamente com toda a inerente inovação tecnológica, é a principal razão pela qual o setor continua e vai continuar a manter-se de pé. E se o poder da conexão humana vai continuar a depender dos eventos presenciais, também o digital também vai prevalecer no futuro dos eventos, devido a todos os benefícios que os eventos virtuais nos trouxeram até agora.

Eventos híbridos como a próxima grande transformação na indústria dos eventos

As organizações de eventos, como muitas outras empresas em todo o mundo, já estão cientes da necessidade de uma maior dependência das tecnologias digitais para continuarem a operar num ambiente em constante mudança. A prevalência de tecnologias sem contacto e de protocolos de distanciamento social levou o sector a recorrer a ferramentas inovadoras que substituem práticas antigas, sendo capazes de digitalizar processos e interações em ambientes presenciais. Saiba mais sobre como é que a tecnologia vai revolucionar os eventos em 2021.

Mas porque é que uma abordagem de liderança tecnológica é tão importante para os eventos híbridos? 

De acordo com um inquérito conduzido pela Martech, em Maio de 2020, 66% dos respondentes concordaram em não participar num evento presencial até que exista uma vacina eficaz em vigor. Também a maioria (53%) dos participantes no inquérito MPI Meetings Outlook concordam que o seu próximo evento presencial estará dependente da distribuição de uma vacina segura e eficaz. Por isso, estamos provavelmente a tornar os eventos 100% presenciais redundantes em muitas ocasiões. O que é facto é que 86% dos inquiridos do inquérito MPI responderam “2022 ou mais tarde” quando questionados sobre as suas expectativas para uma recuperação total do setor dos eventos.

Satisfatoriamente, há um meio-termo para explorar e o próximo normal, onde vão predominar os eventos híbridos, não só vai necessitar de tecnologia para a transmissão de sessões presenciais, como também para reduzir os riscos de saúde relacionados com a propagação da Covid-19 em ambientes presenciais. Assim, a chave para realizar eventos híbridos de sucesso em 2021 depende fortemente do uso inteligente e eficaz de tecnologia para eventos. 

Ao realizar eventos híbridos, haverá menos pessoas a assistir pessoalmente, e quando o fizerem devem tirar partido de tecnologias sem contacto e sem papel para estabelecer interações presenciais. Isto é a segurança a ser assegurada. Por outro lado, vai atrair um público mais vasto à distância. Quer seja devido a diferentes fusos horários, limitações geográficas ou de lotação, existirá sempre a opção de assistir ao evento remotamente. Isto é flexibilidade, diversidade e rentabilidade a terem lugar. Assim, o digital não vai a lado nenhum, mas, por sua vez, deu origem à hibridização de eventos.

Para além deste formato híbrido tornar qualquer evento muito mais acessível a uma audiência mais ampla, também promove um maior envolvimento de forma mais segura, facilita o check-in electrónico e disponibiliza mais dados sobre o evento devido ao maior número de canais de interação das audiências.

eventos_híbridos

Os eventos híbridos são, para além de uma tendência, uma solução a longo prazo. Isto porque continuamente assistimos aos seus benefícios a crescer em popularidade, mesmo quando nos imaginamos num mundo pós-pandémico.

Questiona-se sobre como ter um regresso seguro a ambientes presenciais? Consulte este guia prático para check-in & controlo de lotação em eventos.

Para além de monitorizar o distanciamento físico em matéria de gestão de multidões e controlo de lotação, os eventos híbridos podem facilmente traduzir-se em eventos sustentáveis, contactless e sem papel. Sendo isto óbvio para eventos virtuais, também é possível de replicar para eventos presenciais se tiver consigo as ferramentas certas para realizar um evento híbrido de sucesso.

Há lugar para muitas oportunidades no espaço tecnológico dos eventos híbridos, que se prevê que continue em crescimento. Vários tipos de eventos como feiras profissionais, feiras de emprego, e eventos corporativos já estão a aproveitar ao máximo a inovação para conjugar na perfeição tanto os elementos físicos como os virtuais.

Fale connosco! Vamos mostrar-lhe como garantir uma transição suave dos eventos virtuais para os eventos híbridos (e vice-versa) com recurso a uma plataforma flexível de gestão de eventos.